Cervejaria artesanal da Chapada Diamantina com sede em Lençóis, a Sincorá, conquistou mais uma medalha de bronze na Copa Cerveja Brasil, desta vez com o rótulo Vienna Lager. Essa é a segunda premiação consecutiva da cervejaria, que em 2023 recebeu medalha de bronze com a cerveja tipo German Pilsner.
A competição nacional passa antes pelas etapas regionais e teve seu resultado anunciado em agosto pela Associação Brasileira de Microcervejarias (Abracerva).
“Vienna Lager é um estilo de cerveja de baixa fermentação com a riqueza de malte e o amargor de lúpulo presentes no retrogosto. Com cor âmbar, espuma quase branca e persistente, o estilo é traz suavidade e equilíbrio perfeito em cada gole”, comenta Tatiana Tostes, sócia-fundadora da Sincorá.
A Sincorá é uma microcervejaria independente que surgiu do sonho de criar um produto especializado e dentro do padrão para atender ao bom gosto do público local e visitantes da Chapada Diamantina.
O nome da cervejaria foi inspirado pela Serra do Sincorá, uma das imponentes cadeias de montanhas que cerca a Chapada Diamantina. “A cada cerveja, mantemos a convicção de que estamos trilhando o caminho correto, e nossa busca permanente pela melhoria contínua vai muito além de cerveja”, conta Rodrigo Lopes, mestre cervejeiro e sócio-fundador da Sincorá.
Faz alguns anos que cresce o número de microcervejarias artesanais na Chapada Diamantina. Em menos de 10 anos o desenvolvimento de marcas dessas bebidas acelerou, o que está intimamente ligado com a tendência nacional mas sobretudo com o fluxo turístico que faz a fama da região da Chapada – e agora das cervejas locais.