Notícias

Livro de Stella Caymmi será lançado em Lençóis

© BETI NIEMEYER

A autora realizou mais de 70 entrevistas com o avô, momento em que foram reveladas declarações inédias sobre o período do rádio.

O interior do estado da Bahia, terra natal de Dorival Caymmi, não poderia ficar de fora do lançamento de uma das principais obras sobre a trajetória deste grande artista. A publicação “O que é que a baiana tem? – Dorival Caymmi na Era do Rádio”, de Stella Caymmi, primeira neta do compositor, depois de ser lançado em capitais como Rio de Janeiro e Salvador, chega a cidade de Lençóis, no dia 30 de agosto.

O lançamento será o ponto alto das comemorações do centenário de nascimento de Caymmi, que será completado em 2014, onde a autora irá propor um bate-papo com os participantes sobre a obra. Para engrossar a programação, está prevista a realização de uma missa para homenageá-lo e um show de tributo irá encerrar o evento com chave de ouro.

Obra mostra a relação de Caymmi com Carmem Miranda

A publicação, com base em mais de 70 entrevistas com avô Dorival, faz um recorte na carreira de Caymmi ao apresentar uma rica análise de sua carreira entre os anos 1930 e 1950 – período conhecido como a Era do Rádio. A autora ainda realizou uma minuciosa pesquisa em seu acervo particular, reunido durante 20 anos.

“A ideia deste trabalho foi fazer uma seleção crítica de temas importantes e centrais a partir dos depoimentos de Caymmi, sobretudo os que acarretaram tensões e dificuldades na sua carreira, que pudessem revelar algumas das suas características fundamentais e iluminar um pouco mais aquela fase”, afirma a autora.

A música que dá título ao livro, imortalizada na voz de Carmen Miranda, é o eixo central da narrativa que revela declarações inéditas de Dorival sobre a sua carreira. Os depoimentos de Caymmi mostram a importância dele na trajetória artística da Pequena Notável e vice-versa, além de retratar a difícil relação entre a classe artística da época e o Estado Novo. “O que a baiana tem?” apresenta um rico panorama de um dos períodos mais efervescentes da produção musical no Brasil. Além disso, o livro celebra os noventa anos do rádio no Brasil e festeja os 75 anos de lançamento do samba da música título apresentada pela primeira vez no filme “Banana da Terra”.

Sobre a autora

Stella Caymmi é jornalista, escritora e pesquisadora. Doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, onde leciona, ela trabalha há mais de vinte anos na área cultural, com artigos publicados em vários jornais e revistas do país e ensaios para edições acadêmicas, Songbooks e CDs. É autora dos livros “Dorival Caymmi – O mar e o tempo”, excelente biografia lançada pela Editora 34, em 2001, indicada para o prêmio Jabuti; e “Caymmi e a Bossa Nova”, lançado pela editora Íbis Libris, em 2008.

Programação

Quinta-feira (29 de agosto)

Missa em homenagem a Caymmi
Local: Igreja Nosso Senhor dos Passos, às 19h30

Sexta-feira (30 de agosto)

Lançamento “O que é que a baiana tem? – Dorival Caymmi na Era do Rádio”
Com bate-papo com Stella Caymmi, momento de autógrafos e coquetel
Local: Auditório Afrânio Peixoto, às 19h

Show Tributo a Caymmi
Com a cantora Verônica Ribeiro, o saxofonista Luciano Silva e o tecladista Danillo Costa
Local: Praça Horácio de Matos, às 21h

 

Publicidade
Publicidade