A cidade de Lençóis, portal da Chapada Diamantina, está no circuito do projeto musical Conexão Pernambuco, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Depois de todas essas capitais, ele chega a Bahia começando pela cidade de Salvador (6/12), depois passa por Cachoeira, no Recôncavo Baiano (8/12), e encerra em Lençóis (15/12).
Toda a programação na Chapada Diamantina será gratuita e ocorrerá a partir das 19 h no Marcado Cultural. No início do evento serão exibidos documentários: “O mundo é uma cabeça”, sobre o artista Chico Science, e o “Samydarsh – Os artistas de rua”, sobre catadores de rua de Recife.
Os shows serão do cantor Ortinho, da banda Baiana System e a terceira atração será definida por votação no site do projeto, a partir de segunda-feira (26/11). O público ainda contará com uma oficina de Cinema de Bolso, para a realização de web documentários através de câmera de vídeo de celular e de máquina fotográfica. As inscrições também serão realizadas no site e ocorrerão na Casa Afrânio Peixoto, dia 15, das 9h às 18h.
Mais informações: conexaope.com
Conheça as atrações
Ortinho
O cantor pernambucano Ortinho iniciou sua carreira na década de 90 com a banda “Querosene Jacaré”, na qual foi vocalista. O grupo misturava elementos do manguebeat e ritmos nordestinos ao rock n’ roll. Ele também foi coautor da canção “Sangue de Bairro”, composta em parceria e gravada por Chico Science e Nação Zumbi. Em seu novo trabalho, o álbum “Herói Trancado”, o artista divide canções com Arnaldo Antunes, em que mostra seu rock personalíssimo e canções românticas permeadas por jovem guarda, ciranda e baião.
Mais: br.myspace.com/ortinho
Baiana System
Baiana System é uma banda de dub-experimental-latino que mistura o que tem de mais tradicional na Bahia com o que existe de mais contemporâneo. Eles mostram as novas possibilidades sonoras da guitarra baiana e produzem uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana.
Mais: baianasystem.com