Lençóis investe no potencial do Turismo de Observação de Aves

O Turismo de Observação de Aves na Chapada Diamantina vem ganhando cada vez mais destaque entre as opções de roteiros da região. Por meio de estratégias de negócios e colaborações, a prefeitura de Lençóis está impulsionando essa categoria turística, criando oportunidades econômicas e preservando a biodiversidade local.

Turismo de Observação de Aves
soldadinho (Antilophia galeata), espécie endêmicas do Cerrado, pode ser avistado na Chapada Diamantina. Foto: Cristine Prates

O desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves só é possível em destinos que abrigam áreas naturais bem conservadas. A atividade é capaz de oferecer excelentes perspectivas de melhorias sociais e econômicas à comunidade local, já que pousadas, restaurantes, profissionais do artesanato, agências, guias e condutores especializados podem estar direta ou indiretamente envolvidos aos seus benefícios.

Programação do encontro

Dia 20/3
Das 08h30 às 12h30: Encontro para o Trade turístico, gestores públicos e privados, lideranças do segmento e interessados no tema.
Das 14h30 às 17h30: Workshop para Agências de receptivo, condutores e guias de turismo.
Local: Casa de Cultura Afrânio Peixoto – Lençóis

Palestrantes:

Cristine Prates: bióloga, Consultora Ambiental, Guia de Observação de Aves e fundadora da agência Birding Chapada Diamantina, que opera roteiros de observação de aves nesta região da Bahia.

Lucio Moraes: profissional experiente nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, com formação em Gestão Ambiental. Também é gestor da Pousada Casa da Geleia que atua com a atividade de Observação de aves desde a década de 90 e hoje é referência de hospedagem para guias e grupos de observadores de aves.

Fabio Lima: biólogo formado pela Unidade Católica do Salvador e fotógrafo da natureza. Atual Secretário Executivo do Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Chapada Diamantina.

Adriana Caribé: Bióloga formada pela UFBA, criadora do jogo da memória REMANSO DAS AVES, com aves observadas com os estudantes e tem apresentado esta vivência em eventos de Educação Ambiental e Observação de Aves, na Bahia e São Paulo, no AVISTAR.

Dia 21/03
05h às 10h: Passeio de Observação de Aves

O que é Turismo de Observação de Aves?

A riqueza da biodiversidade de Avifauna, aliada à presença de biomas peculiares, proporciona um cenário favorável ao desenvolvimento desta atividade. Estudiosos têm buscado o nordeste brasileiro para estudar e mapear as espécies e os endemismos aqui presentes.

Turismo de Observação de Aves
Foto: Cristine Prates

Os roteiros começam por volta das 5h da manhã pode ser oferecidos a ornitólogos, fotógrafos, acadêmicos e pesquisadores, além de visitantes sem relação direta com a atividade científica, mas com interesse em viver uma experiência de silêncio e contemplação. Guias e condutores operam em regiões já mapeadas, onde há incidência de espécies endêmicas que podem ser avistadas sem seu habitat, emolduradas pela paisagem chapadense.

Por Redação Flora. 19/03/2024.

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

  • LINKS RÁPIDOS

  • ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!