Notícias

Lençóis: 168 anos de história e 40 anos de tombamento

Dois caminhos históricos do município de Lençóis – o garimpo e o turismo – serão celebrados na próxima semana, entre os dias 16 e 18 de dezembro. Uma série de eventos marcará o aniversário de 168 anos da cidade e também os 40 anos de seu tombamento.

Primeiro, com a realização de palestras e mostra fotográfica, o público poderá saber mais sobre o processo de tombamento pelo Patrimônio Histórico e seu entorno paisagístico, um marco considerado pontapé inicial para a consolidação de um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

“Muitas pessoas pensam que isso aconteceu ao acaso, mas não. Houve um propósito, uma causa e esforço de um grupo de idealistas do qual eu fiz parte”, comenta o professor Heraldo Barbosa Filho, que fará palestra sobre o tema no dia 16 de dezembro, às 19h30, na Casa Afrânio Peixoto.

No dia seguinte, será aberta no Mercado Cultural a exposição fotográfica “Lençóis: Antes e Depois do Tombamento”, com material produzido por José Henrique Freire e Steve Horman. A programação em homenagem ao tombamento é uma realização do Instituto Steve Hormam, Midas Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis.

O último dia de celebração – 18 de dezembro, data de aniversário da criação da “Comercial Vila de Lençóis” – traz um resgate da importância cultural do tempo dos garimpos nas lavras diamantinas. Estão programados: Cortejo da Avenida Senhor dos Passos até o Mercado Cultural; a cerimônia “Destaques do Ano” e encerramento com atrações musicais.

Nesse dia também comemora-se o aniversário de nascimento do consagrado escritor lençoense, Afrânio Peixoto, que faria 137 anos.

História – A Lei Provincial de 18.12.1856 passou à Vila o então distrito de Lençóis, que pertencia ao Município de Santa Isabel do Paraguaçu – atualmente região de Mucugê. O nome Comercial Vila de Lençóis foi adotado devido ao intenso comércio de diamantes e consequente presença mascates neste local.

Programação

Dia 16/12, às 19:30h

Palestra: “O Tombamento de Lençóis” com o Professor Heraldo Barbosa Filho

Local: Casa de Cultura Afrânio Peixoto

 

Dia 17/12 – às 20 horas

Abertura da exposição fotográfica “Lençóis: Antes e Depois do Tombamento”

Fotografias de José Henrique Freire e Steve Horman

Local: Mercado Cultural.

com apresentação da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis e roda de capoeira da Associação Corda Bamba

 

Dia 18/12 – a partir das 18h

Aniversário de Lençóis – 168 anos!

Cortejo da Avenida Senhor dos Passos até o Mercado Cultural

Cerimônia “Destaques do Ano” no Mercado Cultural

Atração musical (a confirmar)

 

Aniversário de Afrânio Peixoto

Missa em homenagem a Afrânio Peixoto às 18h

Publicidade
Publicidade