ICMBio anuncia nova trilha de acesso Morro do Castelo, no Vale do Pati

O ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), anuncia uma nova trilha de acesso aos mirantes do Morro da Lapinha (também conhecido como Castelo), localizado no Vale do Pati. A trilha que passa por dentro da gruta da Lapinha (Castelo) está fechada para visitação devido ao agravamento dos riscos geológicos no interior da gruta. O ICMBio indica no mapa abaixo a alternativa ao caminho convencional:

ICMBio
ICMBio anuncia nova trilha de acesso Morro do Castelo, no Vale do Pati

Essa alteração vigora a partir de 05 de Novembro de 2024 e até que novo comunicado a respeito seja emitido.

Motivo da alteração da visitação

Essa decisão se dá por questões de segurança e proteção do patrimônio ambiental e espeleológico da Gruta da Lapinha (Castelo). Através de um trabalho de Monitoramento de Impacto Ambiental e Risco Geológico, que vem sendo realizado desde maio de 2023, verificou-se o surgimento e aumento significativo de cavidades em vários pontos do leito da trilha que atravessa a gruta, causadas possivelmente pela existência de um curso de água subterrâneo.

ICMBio
Vista interna da Gruta do Castelo. Crédito: Paulo Teixeira

Constatou-se que a passagem de grandes grupos de visitantes intensifica as vibrações no chão e acelera o processo erosivo. Essas condições aumentam o risco de desmoronamento e afundamento do solo, colocando em perigo a segurança dos visitantes.

Apoio do conselho do Parque Nacional e da comunidade do Pati

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que se reuniu no dia 21 de outubro, enfatizou a necessidade de adoção de medidas imediatas para assegurar a proteção da gruta e a segurança dos visitantes e profissionais do turismo.

ICMBio
Visual do mirante do Morro do Castelo. Crédito: Alex Uchoa

A abertura da nova trilha de acesso aos mirantes do morro contou com o apoio da Associação Comunitária do Pati – ASCOPA, que juntamente com brigadistas do ICMBio realizaram a abertura da nova trilha de acesso à área dos mirantes.

Posicionamento dos guias e da comunidade local

Conversamos com Gracilia e Cilene, presidente e membro da associação do Vale do Pati (Ascopa), respectivamente, que participaram da reunião com o ICMBio.

“Nós tínhamos conhecimento de que estava acontecendo o monitoramento da gruta, mas não tínhamos nos reunido com a gestão do Parque para falar sobre isso especificamente e nem recebemos informações mais precisas sobre os riscos até outubro. Durante a reunião, quando foram expostos os argumentos para o fechamento, nós imediatamente concordamos com a decisão, pois não queremos que nossos visitantes corram nenhum risco no Vale do Pati”, comentou Cilene, membro da Ascopa.

“Nossa comunidade sugeriu a abertura da trilha alternativa, para que não houvesse o bloqueio total ao atrativo. Todos abraçaram a causa e, juntos, abrimos uma trilha que dá acesso aos dois mirantes do morro da Lapinha (Castelo). Agora, estamos aguardando os estudos técnicos e as análises do solo da gruta, para entendermos exatamente se há um problema, qual é o tamanho dele e quais serão as providências” , concluiu Gracilia presidente da associação.

Próximos passos

O ICMBio está acionando geólogos para avaliação mais aprofundada dos riscos no interior da gruta e definição de quais medidas deverão ser tomadas para aumentar a segurança na trilha de acesso ao morro, interior da gruta e área dos mirantes. Seguindo as normativas de segurança do ICMBio serão elaborados de forma participativa um Protocolo de Gestão de Segurança da Visitação e um Plano de Ação Emergencial da Visitação para estas trilhas.

Recomendações a visitantes

Aos operadores de turismo, guias e condutores, a equipe do Parque Nacional solicita que orientem os visitantes sobre as novas regras de acesso aos mirantes e a importância de seguir os procedimentos de segurança. A colaboração de todos é essencial para o cuidado do patrimônio espeleológico da gruta e da segurança dos visitantes.

Com informações de Parque Nacional da Chapada Diamantina em 04/11/2024
Leia a nota oficial aqui.

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

    ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    Design by
    error: Content is protected !!