Notícias

Festival de Lençóis comemora 15ª edição

Cidade Negra é uma das principais atrações do festival e se apresentará na sexta-feira, segunda noite do evento.

Cidade Negra é uma das principais atrações do festival e se apresentará na sexta-feira, segunda noite do evento.

Considerado um dos mais importantes eventos culturais do interior da Bahia, o Festival de Lençóis comemora a sua edição histórica de 15 anos, de 10 a 12 de outubro, com shows do Cidade Negra e Vanessa da Mata, que apresenta o aplaudido show em homenagem ao maestro Tom Jobim. Margareth Menezes é outra grande atração da grade, cantando “Para Gil & Caetano”. Adelmo Casé sobe ao palco do festival ao lado da sua banda Negra Cor para reverenciar o “gênio do soul brasileiro”, Tim Maia. Também tem a irreverente Baiana System e diversas atrações locais, a exemplo do Choro Labuta e Grupo Griô.

Motivos para celebrar são muitos. Mas a perenidade – são 15 anos ininterruptos de realização com uma intensa programação artística, atividades de ecoturismo, ações de mobilização social e de conscientização ambiental – é o que se destaca, fazendo circular pelas ruas da cidade o clima de festa que resulta quando se une música, cidadania, celebração à natureza e turismo cultural.

Realização da Pau Viola Cultura e Entretenimento e da Eco Show Produções, o Festival de Lençóis conta com o apoio da Prefeitura de Lençóis. O patrocínio é da Petrobras e da Chesf, através do FazCultura (Secretaria da Cultura); da Bahiatursa (Secretaria de Turismo) e da Sema (Secretaria do Meio Ambiente).

A cada noite de festa, milhares de pessoas devem passar pela Praça Horácio de Matos, localizada no centro da cidade de Lençóis. As atividades realizadas durante o evento são um fomento à economia local e geram cerca de 200 empregos temporários diretos e mais 400 oportunidades de trabalho nos diversos segmentos de serviços na região.

Segurança nas trilhas

 A fim de proporcionar um maior conforto e segurança aos visitantes da cidade, a Prefeitura de Lençóis realiza este ano a ação Trilha Segura – Contrate um Guia. O trabalho de conscientização pretende alertar as pessoas sobre a importância de se contratar um serviço qualificado de guia turístico. Além de diversas agências de turismo, a cidade possui a Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL), que também oferece os serviços de profissionais especializados, com técnicas de primeiros socorros e conhecimento sobre os aspectos culturais e históricos da região. A ação deve informar ao visitante que ele também é responsável pela segurança do seu passeio, a partir do momento em que ele prioriza a contratação de um condutor qualificado.

De dia turismo, de noite música

Os atrativos naturais e a arquitetura histórica da cidade, considerada a porta de entrada da Chapada Diamantina, funcionam como pano de fundo para o sucesso do Festival de Lençóis. Ainda que o alto nível das atrações justifique a popularidade do evento, os passeios que convidam o turista a conhecer as belezas de Lençóis dão um charme especial ao festival, que agrada tanto aos que preferem o dia quanto a noite.

Uma caminhada de 15 minutos leva o visitante a um dos atrativos mais visitados da cidade, conhecido como “Serrano”, famoso pelas suas águas escuras que descem por pedras e piscinas naturais. Logo acima, fica o “Salão de Areias”, formado pela decomposição de rochas e conglomerados de arenito. E bem pertinho de lá, está a “Cachoeirinha”, uma pequena queda d`água que proporciona um banho revigorante.

Acima da Cachoeirinha, escondida entre os rochedos, está a “Cachoeira da Primavera”, um verdadeiro parque natural que dá acesso a um mirante com vista privilegiada para a cidade. Quem quiser arriscar um pouco mais na caminhada, poderá conhecer o “Ribeirão do Meio”, poço com um tobogã natural, situado a 3,5 Km de Lençóis, ideal para nadar. Já a visita à Cachoeira do Sossego é indicada para aqueles têm um certo preparo físico, pois é uma longa trilha. O final, no entanto, é gratificante, pois chega-se a uma das mais belas cachoeiras de Lençóis.

Tirolesa e rapel

O rio Mucugezinho; o Poço do Diabo; Marimbus; Serra das Paridas; Cachoeira do Mosquito; Morro do Pai Inácio; Gruta da Torrinha; Gruta da Lapa Doce e Pratinha estão também entre os atrativos naturais mais procurados. São opções em que o turista pode aliar passeios de carro, barco e trilhas com a prática de esportes de aventura, como tirolesa e rapel.

As visitas aos locais históricos também são uma boa pedida. A Igreja do Senhor dos Passos, o Mercado Cultural, a Casa Afrânio Peixoto, a Praça do Coreto e o Centro Histórico de Lençóis reafirmam o título que a cidade possui de Patrimônio Nacional, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).

Confira a programação completa

Publicidade
Publicidade