Notícias

Festival de Chorinho

A boa música tomará conta da Chapada Diamantina durante o feriadão da Semana Santa. Nos dias 30 e 31 de março, a cidade de Mucugê sediará a segunda edição do Festival de Chorinho, com a presença do grupo Os Ingênuos, entre outras atrações capitaneadas pelo cantor e compositor Carlos Pitta. O evento será realizado na Praça dos Garimpeiros, mesmo local onde, no Sábado de Aleluia (30 de março), moradores realizam, a partir das 18h, a festa da Queima do Judas, uma tradição da cidade.

O festival será aberto no dia 27 de março com um workshop sobre música e show, à noite, na Praça do Coreto. Nos dias 28 e 29 (Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão), os moradores participam das celebrações religiosas da Semana Santa, entre as quais a passagem do Terno das Almas, tradição secular da Chapada Diamantina. Nos dias 30 e 31 o festival é retomado, desta vez com shows no palco da Praça dos Garimpeiros.

Participam das apresentações, além de Os Ingênuos, os grupos Tela Quatro, Morde Pimenta, Kiko Mattos e Grupo, Ivan Sacerdote e Quarteto, Mandaia e Aderbal Duarte.

Turismo

Mucugê, localizada a 440 quilômetros de Salvador e a 147 quilômetros de Lençóis, é uma das mais antigas cidades da região da Chapada Diamantina. Fundada no fim do século XVIII, foi um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como Lençóis. Além da beleza do casario histórico, possui boa infraestrutura de hospedagem, restaurantes e agências de passeios.

Para quem tiver pouco tempo de estada (as três noites do feriadão, por exemplo) a sugestão da Associação de Condutores de Visitantes de Mucugê (ACVM) é fazer o Roteiro Turístico 2, que consiste de city tour (incluindo Cemitério Bizantino, do século XIX, Museu e Arquivo Público), Museu Vivo do Garimpo, Parque Municipal de Mucugê – Projeto Sempre Viva, cachoeiras do Piabinha e do Tiburtino, com opcional de rapel e tirolesa. Os passeios com guias da ACVM têm preços entre R$ 90 e R$ 120 (veículo cobrado à parte), informa um dos coordenadores, Wellington Camandaroba.

Publicidade
Publicidade