Notícias

Fligê 2023 homenageia poeta, tropicalista e imortal da Bahia

Da redação – 17 de maio de 2023

A 6ª edição da Feira Literária de Mucugê, que será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto de 2023, homenageará o poeta, escritor e letrista baiano José Carlos Capinan.

“Tivemos a honra de recebê-lo no palco da Fligê em nossa primeira edição, em 2016, quando abordou a Poesia na Música Popular Brasileira em uma das nossas mesas literárias”, afirma a produção do evento no anúncio feito esta terça-feira (16), às vésperas do aniversário de 176 anos da cidade de Mucugê.

Fligê – Edição 2023

O tema da Fligê deste ano, Literatura e Música, reforça os vínculos entre essas duas expressões artísticas na cultura brasileira, sendo Capinan um dos grandes expoentes entre os autores que transitam engenhosamente entre versos, refrões e estrofes.

Tropicalista, Capinan  povoa o imaginário da música popular brasileira nacionalmente desde 1965, quando Maria Bethânia interpretou Viramundo, de sua autoria,nos festivais da canção.

Foto: Jamile Coelho

Além de compositor e parceiro na autoria de canções com como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, Francis Hime, Gereba, Torquato Neto, Zé Ramalho e outros, é autor de nove livros, entre eles “Confissões de Narciso”, “Terra à vista”, “Inquisitorial” e “Vinte canções de amor e um poema quase desesperado”, que revela os bastidores do processo de criação de várias canções da MPB assinadas por ele.

José Carlos Capinan é imortal da Academia de Letras da Bahia, na cadeira 36, tomando posse em 17 de Agosto de 2007. Na Fligê, presenteará o público com a mistura de lirismo e política que é tão característica de sua obra.

“Sua palavra poética é (En)cantada e engajada para a vida em uma sociedade que se busca mais humanizada e plena de direitos culturais a toda gente. A palavra é criação e uso, a poesia ocupa essa dimensão de atravessar o cotidiano para ser utilizada como matéria de combate e provocação de novos mundos. Essa concepção do fazer literário está imbricada na produção de Capinan, enquanto letrista e  poeta”, afirma a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.

A 6ª Edição da Fligê é patrocinada pelo Governo do estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.

Serviço

Feira Literária de Mucugê

Data: 16 a 20 de agosto de 2023

Local: Mucugê e Igatu, na Chapada Diamantina 



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!