Notícias

Doutora em fitoquímica cria Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina abriga uma diversidade riquíssima de plantas medicinais. A região possui um dos ecossistemas mais ricos do mundo. Tem alto grau de endemismo e variedade florística, com centenas de tipos de plantas entre orquídeas, bromélias, cactos, sempre-vivas, begônias, ervas, plantas carnívoras, entre muitas outras. Esta riqueza atrai estudantes, pesquisadores e cientistas que vêm buscar informações sobre o potencial terapêutico das plantas medicinais. É o caso da doutora em fitoquímica Silvia Martins, que após sua primeira visita à Chapada Diamantina, em 2010, estabeleceu um vínculo profundo com as plantas medicinais da região.

Durante quase 10 anos de pesquisa, o desejo de aliar o conhecimento empírico ao científico sobre estas plantas deu origem ao “Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina”,  que conecta o conhecimento popular de algumas plantas e as pesquisas que fundamentam o seu uso de forma segura. O material irá trazer suas principais propriedades medicinais e apresentará também algumas práticas simples com essas plantas que irão beneficiar nossa saúde e bem-estar. O guia será escrito em português e haverá também uma versão em inglês.

Sobre a autora
De origem portuguesa, Silvia Martins reside desde 2013 na cidade de Lençóis. É formada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), fez Mestrado em Química Alimentar pela University College Cork (Cork, Irlanda) e concretizou seu sonho em trabalhar com o potencial terapêutico de plantas durante o seu Doutorado realizado em três instituições: Universidade do Minho (Braga, Portugal), Universidad Autónoma de Coahuila (Saltillo, México), Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil). Desde 2014, ao lado de sua sócia Paula Biral, criou a marca de cosméticos naturais NaturSense, que tem como principal missão trazer uma maior conscientização para o uso de produtos naturais.

Autora Silvia Martins. Foto: Lu Puiggrós

Participe da produção deste Guia
Para a concretizar este sonho levando às pessoas a informação sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais da região da Chapada Diamantina, Silvia Martins lançou uma campanha de financiamento coletivo para a impressão de 1.000 exemplares do Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina. Essa será a primeira etapa. Com a venda da primeira leva de livros impressos, está prevista a impressão de mais exemplares, e assim prosseguir com a propagação desse conhecimento em todos os municípios da Chapada Diamantina, além de outras regiões do país, junto a escolas, bibliotecas, entre outras instituições interessadas. Participe dessa campanha e conheça as recompensas para cada doação.

Publicidade
Publicidade