Conforme nosso conteúdo publicado recentemente sobre como manter a Chapada Diamantina em evidência durante a crise, a presença de nosso destino se faz necessária nos ambientes digitais, já que o isolamento social dirige nosso público – que já era muito conectado – a um uso constante de sites e, principalmente, das redes sociais.
É bom relembrar que falamos também sobre abordar o turismo sem que o público se sinta convidado a abandonar o isolamento e viajar neste momento. Para isso, devemos ter responsabilidade e cuidado com o conteúdo de nossas postagens, que devem sempre ser acompanhadas de recomendações reforcem a importância do distanciamento.
A forma como cada empresa está se comportando perante a pandemia, em termos de sua atuação perante seus colaboradores, sua comunidade, etc, tem sido observada com muita atenção por todos.
Lembre-se: nosso papel não é estimular a visitação, e sim, manter e reforçar uma perspectiva positiva sobre nosso destino.
Presença online
As estratégias podem ser muitas, a depender do ramo de atividade de cada empresa. Os negócios da Chapada Diamantina ligados ao turismo – hotelaria, agências de turismo, restaurantes e prestação de serviços -, devem levar em consideração que estar online é fundamental durante o isolamento e no período pós-Covid, por meio de conteúdos de qualidade.
Se sua empresa não tem site, rede social, blog ou algo do tipo, em tese, ela não existe. Nosso público está mais conectado e exigente do que nunca, desde a pesquisa, o planejamento, as reservas, até as compras.
Site e e-commerce
Não abandone seu site! Aproveite o momento para trocar fotos antigas, revisar e atualizar conteúdos, conferir se todos os botões funcionam corretamente, entre outros pequenos detalhes que acabam passando batido no dia a dia das altas temporadas.
Se sua empresa oferece sistema de vendas e reservas online, agora é o momento de reescrever suas políticas de reservas e cancelamentos, além de oferecer facilidades para compras.
Torne seu espaço de vendas mais claro e atrativo do que nunca. O visitante precisa entrar neste ambiente e se sentir seguro e motivado.
Redes sociais
Concentre-se nas redes sociais que você consegue administrar com solidez. Isso significa: publicações frequentes (três vezes por semana é uma boa média), fotos boas e atualizadas, interação com comentários e resposta às mensagens.
Segundo o Social Media Trends 2019, da Rock Content. As redes sociais mais utilizadas em 2020 são:
1. Instagram
2. Facebook
3. YouTube
4. LinkedIn
5. Twitter
6. Pinterest
7. Google+
8. Snapchat
WhatsApp e Messenger
Vale ressaltar que muitas pessoas utilizam os dois aplicativos como se fossem redes sociais, sendo que o Messenger está atrelado ao Facebook e o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de usuários no país. Você pode fazer um bom trabalho através deles, porém, cuidado para não ser inconveniente. Planeje suas ações e saiba que uma postagem por semana através de Listas de Transmissão focadas e segmentadas está de bom tamanho.
Google Meu Negócio, AirBnB, Booking e Trip Advisor
Estas plataformas são essenciais para o turismo. Por isso, selecione e atualize fotos (é melhor divulgar 10 fotos boas do que 20 ruins), responda aos comentários (mas resista aos debates) e incentive seus clientes a avaliarem seus serviços.
Marketing de Conteúdo
Agora não é o momento de VENDER PRODUTOS, e sim, transmitir confiança, humanização, informação, solidariedade, sustentabilidade. Isso deve estar presente no dia a dia virtual da sua marca.
Para um bom engajamento, 80% dos seus posts devem focar em conteúdo relevante para seu público-alvo (aliás, sua empresa tem um público-alvo bem definido?) e 20% promoção de vendas feita com cui-da-do. Conteúdo relevante é aquele que mostra que sua empresa:
– É gerida por pessoas
– Se importa com seus colaboradores
– Preserva o meio ambiente
– Oferece serviços de qualidade, de preferência, personalizados
– Mostra como enfrenta o combate ao Covid-19
Dicas de conteúdos para todos
– Estabeleça um planejamento de datas, temas e publicações para que você não perca a constância
– Leia e releia mil vezes o texto para não incorrer em erros de gramática ou digitação
– Mostre que sua empresa tem rosto, vida, história, trajetória, sonhos
– Publique fotos de seus gestores, fale um pouco sobre eles, conte curiosidades de como sua empresa foi idealizada
– Homenageie seus colaboradores, pode ser com uma foto bacana, contando um pouco sobre ele(a)
– Capriche nas fotos e nos vídeos. Leve em conta a iluminação, o enquadramento, entre outros aspectos técnicos. Se necessário, contrate um profissional
– Responda e curta os comentários dos visitantes em suas postagens
– Responda a todas as mensagens da forma mais imediata possível
– Mostre o que sua empresa vem desenvolvendo frente à pandemia
– Ofereça visitas virtuais em sua empresa. Escolha um ambiente bacana e faça um vídeo de 30 segundos falando um pouco sobre ele, para despertar desejo nos potenciais clientes. Assim, eles têm uma “amostra grátis” do que vão encontrar quando puderem viajar
– Compartilhe os conteúdos dos sites que promovem a Chapada Diamantina, comente as fotos dos colegas das outras empresas e acomode conteúdos em seus ambientes virtuais
Hospedagens
– Recupere aquelas fotos maravilhosas de café da manhã e estabeleça um dia da semana para postá-las de manhã (entre 8h00 e 10h00)
– Se você tem horta, jardim, piscina, entre outras facilidades, divulgue com legendas inspiradoras
– Aposte em seus diferenciais, como lavanderia, serviço de quarto, pet friendly, entre outros
Agências de Turismo
– Relembre bons momentos de seus turistas com boas fotos mostrando a interação deles com a natureza
– Publique curiosidades sobre fauna e flora local
– Dê dicas sobre o que levar na mochila, alguns cuidados necessários, entre outras
Restaurantes
– Quando for postar a foto daquele prato suculento e bem apresentado, lembre-se de publicá-la na hora do almoço (entre 12h00 e 14h00) ou do jantar (entre 19h00 e 21h00)
– Seu restaurante tem receitas de família? Escolha uma delas, publique uma bela foto e conte a história
– Ensine uma receita. Pode ser um passo a passo simples de um molho para saladas, por exemplo
– Sextou? Poste uma foto e/ou uma receita de drink!
– Faça uma boa pesquisa e dê sugestões de alimentos que aumentem a imunidade ou promovam bem estar
Serviços
– Se sua empresa adaptou os horários de atendimento, não deixe de informar seus seguidores
– Caso esteja trabalhando com delivery, estabeleça suas regras de higienização e segurança e divulgue-as
– Mostre ao público que seu ambiente cumpre as diretrizes sanitárias
Como usar Hashtags?
As Hashtags servem para que você atinja um maior número de usuários com seu conteúdo. Por isso, todas as suas postagens de Instagram devem ser acompanhadas por elas. Além de hashtags que estejam diretamente vinculadas ao conteúdo, para ampliar a visibilidade do nosso destino como um todo, sugerimos que você também inclua:
#chapadadiamantina
#euamoachapadadiamandina
#parquesnacionais
#turismodeaventura
#turismodenatureza
#turismonacional
#turismobrasileiro
#ecoturismo
#guiachapadadiamantina
#preservacao
#sustentabilidade
#pncd
#bahia
#nordeste
#brasil
O Guia Chapada Diamantina se mantem no esforço consciente e responsável a fim de manter a Chapada Diamantina em evidência, mesmo em meio a tantas notícias preocupantes. É desafiador, mas juntos podemos trabalhar para um bom futuro para todos, a longo prazo.
Tem alguma colaboração para fazer sobre este assunto? Gostaria de compartilhar algum conteúdo conosco?
Queremos te ouvir!