Notícias

Dia do Chorinho terá show do Grupo Labuta em Lençóis

O Dia Nacional do Chorinho – dia 23 de abril – será comemorado em Lençóis pelo Grupo de Choro Labuta com o show Pixinguinha & Outros Chorões, na Casa de Cultura Afrânio Peixoto, às 20h. O grupo é formado por músicos locais,  que acreditam na importância de difundir o ritmo fundador da música popular brasileira’, conforme observa o músico Marcel Jaques Haj, que faz a direção musical do show.

Apresentação do Grupo Labuta no Festival de Lençóis | Foto: Caiã Pires

Apresentação do Grupo Labuta no Festival de Lençóis | Foto: Caiã Pires

O chorinho surgiu no século XIX da fusão de ritmos vindos da Europa com ritmos locais, tendo como precursores os compositores Joaquim Callado, que é considerado o ‘pai do choro’, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazaré. No século XX muitos outros compositores aderiram ao novo ritmo, mas foi com Pixinguinha que o choro se consolidou como gênero musical. A data do seu nascimento, dia 23 de abril, foi escolhida para ser o Dia Nacional do Chorinho.

O Grupo Labuta vai contar essa história tocando composições de grandes “chorões”, como Pixinguinha, Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo e muitos outros. Para esta apresentação, o grupo tem na sua formação os músicos Marcel Jaques Haj Lima (flauta, clarineta e sax), Ostilho Moura Jorge Filho (cavaquinho), Tiago de Oliveira Gusmão (violão 7 cordas), Marcelo Mancini (violão) e Ramiro Barbosa (pandeiro).

Guia-Chapada-Diamantina-Choro Labuta-Caiã Pires (1)

Apresentação do Grupo Labuta no Festival de Lençóis | Foto: Caiã Pires

O Choro Labuta foi fundado pelo músico Marcel Jaques Haj Lima, em 2011 durante os festejos do aniversário da cidade de Lençóis. A produção deste show conta exclusivamente com o patrocínio das empresas locais do ramo turístico: Hotel de Lençóis, Pousada Canto no Bosque, Hotel Canto das Águas, Restaurante Doce Vida, Restaurante O Bode, Agência Nas Alturas e o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Agência Ecotur, Café São Benedito, Lençóis Esporte Tur, Grãos de Luz e Griô, Portal de Lençóis, Villa Serrano, Pousada da Fonte e Hilário Mariscos. A produção também conta com a colaboração do público para a aquisição antecipada de ingressos no valor de R$ 20,00.

 

Show Pixinguinha & outros chorões – Grupo de Choro Labuta

Local: Casa de Cultura Afrânio Peixoto – Lençóis-BA

Dia/horário: 23 de abril de 2016 às 20h

Contato para ingressos: [email protected] (75) 9-9919-1872

Comunicação: Maiza Andrade DRT 1155 [email protected]

Publicidade
Publicidade