Notícias

DESAFIO ECOTRAIL 2021 – Chapada Diamantina

O evento acontece nos dias 3 e 4 de julho na cidade de Lençóis e chega à sua 4ª edição de Corrida de Aventura

Em 2021 a organização do Desafio EcoTrail chega à sua 4ª edição da Corrida de Aventura com o objetivo de fortalecer essa modalidade, aproximando mais os adeptos e simpatizantes desse esporte. Aconteceram duas edições denominadas DESAFIO ECOTRAIL e em 2020 foi organizado a Outside Corrida de Aventura (OCA), durante a pandemia seguindo protocolos rigorosos de segurança. Este foi o primeiro evento que não levou o seu nome tradicional, sendo um novo produto.

Iniciado como um Super Treino de Trail Running, em 2017, na Costa do Sauípe, onde teve a participação de 100 atletas, o Desafio EcoTrail veio em 2018 com um grande crescimento. Além de ser uma prova de Corrida em Trilha, o evento preparou a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, com a presença de atletas de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, ambos eventos aconteceram em Subaúma (Litoral Norte da Bahia). Neste mesmo ano de 2018, ainda realizou uma Corrida de Orientação inovadora, apoiada pela Federação Baiana de Orientação, e mais uma vez levou seus atletas para a Costa do Sauípe. Em 2019 realizou novamente os feitos de 2018, aumentando ainda mais o número de atletas participantes.

O Desafio EcoTrail Corrida de Aventura 2021 será a etapa brasileira do Circuito Sulamericano de Corrida de Aventura (Adventure Racing South America Series) e a equipe campeã ganhará a vaga para a final do Campeonato Sulamericano, em novembro de 2021 no Chile. A Corrida de Aventura é disputada em equipes de quatro pessoas que, utilizando mapa e bússola para definir seus caminhos, passarão pelos ambientes naturais para chegar a pontos pré determinados pela organização. Durante o percurso existem transições de modalidades entre o trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais. A largada e chegada acontecerá na cidade de Lençóis.

Natureza preservada, charme e infraestrutura turística atraem visitantes do mundo inteiro para Lençóis em diversas épocas do ano. É por meio desta cidade – tombada como patrimônio histórico nacional – que chega a grande maioria dos turistas que deseja conhecer as belezas naturais da exuberante Chapada Diamantina na Bahia. São mais de quatro mil leitos distribuídos em quatro hotéis de alto padrão, além de pousadas encantadoras, hostels, campings e casas de aluguel. A cidade, herdeira dos tempos áureos do garimpo de diamantes, respira hoje o turismo e o encontro de culturas do mundo inteiro. Lençóis oferece mais de 90 opções entre bares, restaurantes, bistrôs e cafeterias, onde é possível apreciar a culinária regional e contemporânea, com destaque para as comidas típicas originadas na época do garimpo de diamantes e para os cafés produzidos na Chapada Diamantina premiados internacionalmente.

Em Lençóis, na Chapada Diamantina, “Preservação” é a palavra de ordem! O destino é especial e único. Além de conservar a arquitetura e a história do lugar, cercada por áreas naturais ricas em geo e biodiversidade, Lençóis guarda também a memória do tempo do garimpo de diamantes e uma rica cultura popular.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Lençóis (Sectur) – @visitelencois

Publicidade
Publicidade