Notícias

Consórcio Chapada Forte pretende incrementar o turismo na região

A Chapada Diamantina abriga o segundo maior parque nacional do país, com espécies endêmicas da fauna e flora, além de uma diversidade cultural singular. Diante desse cenário, é um dos destinos mais almejados pelos turistas brasileiros e estrangeiros.

Wilson Cardoso ressaltou a importância do Chapada Forte na efetivação de políticas públicas

Wilson Cardoso ressaltou a importância do Chapada Forte na efetivação de políticas públicas

Com o intuito de promover o desenvolvimento da região, prefeitos de 13 municípios se uniram e formaram o “Consórcio Chapada Forte”. Temas como segurança pública, saúde, educação, infraestrutura – sobretudo quanto à recuperação do asfalto de estradas que ligam os principais atrativos – e turismo são destaques nas discussões do grupo, que se reuniu nessa terça-feira, 10, na sua sede, em Andaraí.

“Cada representante do poder público municipal deve deixar a sua marca. Temos de ser fortes, caminhando juntos”, ressaltou o presidente do consórcio e prefeito da cidade de Andaraí, Wilson Cardoso. O encontro também foi uma oportunidade para discutir o calendário festivo das cidades, com o objetivo de aperfeiçoar desde a organização à divulgação de grandes eventos, evitando que aconteçam no mesmo período em lugares diferentes.

Abdou Farah: "O DNA da região é turístico"

Abdou Farah: “O DNA da região é turístico”

O gerente geral do Sotero Hotel,  situado na capital baiana, Abdou Farah, proferiu palestra sobre turismo, ao expor a proposta do convention bureau, que tem por objetivo ser um núcleo de articulação dos empresários locais para o aprimoramento da área. “O DNA da região é turístico. Por isso o trade deve ser parceiro do poder público para promover cada destino”, comentou. Na sua fala, Abdou citou, ainda, as possibilidades do turismo rural e comunitário para os moradores, como geração de renda, valorização cultural e consciência ambiental.

 

Flora Comunicação

Durante a reunião, o trabalho realizado pela Flora Comunicação no segmento turístico foi compartilhado com os prefeitos e convidados. A diretora de integração com o mercado, Margareth Branca Pires, descreveu os produtos elaborados pela empresa, a exemplo do Guia Chapada Diamantina impresso (bilíngue), online (que obteve quase 500 mil acessos em 2014) e do aplicativo voltado para dispositivos móveis (avaliado com 4,5 estrelas, em um total de 5).

Branca Pires apresentou a trajetória da Flora Comunicação na Chapada Diamantina

Branca Pires apresentou a trajetória da Flora Comunicação na Chapada Diamantina

“Por meio da comunicação, que é a nossa ferramenta, temos um recurso ímpar na promoção de destinos. Ao longo desses 14 anos de existência, a Chapada Diamantina vem sendo apresentada para o mundo. Estamos muito contentes com a criação do ‘Chapada Forte’ e com a parceira público-privada que está se formando. De um lado, priorizamos a comunicação, enquanto o poder público, a infraestrutura, a fim de oferecer uma experiência única ao turista”, pontuou. Na ocasião, foram distribuídos exemplares do Guia impresso e adesivos da campanha “Eu Amo a Chapada Diamantina”.

Chapada Forte

Mais conhecido como “Consórcio Chapada Forte”, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) é uma autarquia interfederativa, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, personalidade jurídica de direito público e sem fins lucrativos. Compõem sua equipe os municípios de Abaíra, Andaraí, Boninal, Ibicoara, Itaetê, Iraquara, Iramaia, Lençóis, Mucugê, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Palmeiras e Seabra.

Texto e fotos: Verusa Pinho

Última atualização em 11 de fevereiro de 2015 às 22h21

Publicidade
Publicidade