Notícias

Chapada Diamantina tem 11 marcas de café entre as 30 melhores do Brasil

Da redação – 12 de maio de 2023

Onze marcas de café baianas, produzidas na Chapada Diamantina, estão na lista dos 30 melhores cafés do Brasil, feita pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

A posição de destaque da região na Cup of Excellence, o “Oscar” dos cafés especiais, se dá, entre outras coisas, pela altitude e clima favorável do município de Piatã, de onde todas são. Além disso, o mercado vem aprimorando técnicas e alcançando excelência.

Cafés de Piatã são destaque do Brasil para o mundo. Foto: Café Gourmet/Divulgação

O café especial é aquele que atinge, pelo menos, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), que vai até 100.

Nessa avaliação contam atributos como a fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e harmonia.

Atualmente, a Bahia está entre os quatro maiores produtores do Brasil, com previsão decrescimento de 0,6%, na safra de 2023, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nos últimos oito anos, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Projeto Bahia Produtiva, o estado já investiu mais de R$ 31,7 milhões no sistema produtivo do café, de acordo com números da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fazenda Tijuco entre as premiadas da região chapadense. Foto: Fazenda Tijuco/Divulgação

Confira a matéria completa, com nomes dos sítios e fazendas e a opinião de cafeicultores, no site Alô Alô Bahia.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!