Notícias

Chapada Diamantina ganha novo livro.

O Senac, em parceria com a Flora Comunicação, fez mais uma importante contribuição ao desenvolvimento turístico da região, ao lançar o Manual do Guia de Turismo da Chapada Diamantina.

Capa do livro

Capa do livro

A publicação tem o objetivo de instrumentalizar os guias de turismo da região, além de servir como fonte de pesquisa para estudantes de Turismo, História e demais interessados. O Manual do Guia de Turismo da Chapada Diamantina tem coordenação editorial da Gerência de Marketing e Comunicação do Departamento Nacional do Senac, com a colaboração de Margareth Branca Pires e da equipe de redação da Flora Comunicação: Laís Correard, Thaís Castilho e Joana Horta. A pesquisa e redação histórica é assinada pelo historiador Delmar Alves Araújo.

“O Manual do Guia de Turismo da Chapada Diamantina tornou-se uma grande ferramenta de auxílio na qualificação dos profissionais de turismo da região. Com uma linguagem clara, direta e bem ilustrativa, o manual apresenta regras básicas de formalização da profissão, noções de ética, postura de condução e informações sobre geologia, clima, flora, fauna, povoamento da região, história das cidades turísticas e, principalmente, suas tradições culturais. Além disso, foram realçadas informações sobre alguns atrativos naturais menos explorados, mas não menos importantes.” diz Branca Pires.

O lançamento da publicação aconteceu dia 9 de outubro, em solenidade no Núcleo de Educação Profissional Senac de Lençóis. Prestigiaram o evento, a prefeita da cidade, Moema Maciel, o vice-presidente da Fecomércio-BA, José Carlos Moraes, a diretora do Senac Bahia, Marina Almeida e o diretor-geral do Senac Nacional, Sidney Cunha.  “O Manual do guia de turismo da Chapada Diamantina cumpriu, com excelência, nossa proposta de fortalecer e enfatizar a importância do trabalho do Guia de Turismo no desenvolvimento das potencialidades turísticas da região. A Chapada e sua história formam um conjunto raro de beleza e deslumbramento. Não à toa, sua vocação turística desponta e se consolida a cada ano como importante atividade social, cultural e econômica. Nesse contexto, o ‘Manual’ reafirma o papel do guia de turismo também como protagonista na cadeia de prestadores de serviços do setor ao reunir informações sobre diferentes aspectos da profissão e da Chapada, que permitem a esse profissional transmitir, durante o guiamento, liderança, conhecimento, respeito e cuidado com o ambiente, e se inserir, cada vez, na história da região na qual trabalha e mora.” disse Sidney Cunha.

Evento de Lançamento no Senac Lençóis

Evento de Lançamento no Senac Lençóis

No evento também foram entregues a 40 alunos os certificados de conclusão do curso de Qualificação Profissional Técnica em Guia de Turismo Regional, realizado na unidade de Lençóis, no período de 25 de setembro de 2013 a 8 de agosto deste ano. Este curso integra o PSG (Programa Senac Gratuidade) e representa um grande diferencial na formação dos profissionais que desenvolvem guiamento na Chapada Diamantina, uma vez que os alunos também participaram de vivências práticas em outros destinos turísticos da Bahia.

Publicidade
Publicidade