Notícias

Chapada Diamantina ganha mais uma porta de acesso: o novo aeroporto de Vitória da Conquista

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, o Glauber Rocha, acaba de entrar em operação comercial. O equipamento tem gerado forte expectativa no setor turístico, já que também irá servir de porta de entrada para quem quer chegar à Chapada Diamantina.

Capacidade do aeroporto
Um aeroporto moderno com 2.100 metros de pista, com o dobro da capacidade do antigo, sendo possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros por ano. Agora, grandes aeronaves, a exemplo do Boeing 773-700 (com capacidade para 138 passageiros), poderão pousar em Conquista. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea. “Agora, Conquista é uma porta de entrada ainda melhor para a Chapada Diamantina, um destino turístico de grande procura mundial e nacional” comenta Cauto Freitas – Gerente Executivo TV Sudoeste / Rede Bahia / Rede Globo.

O trade turístico da Chapada Diamantina comemora a inauguração. “O aeroporto Glauber Rocha trará muitos benefícios, afinal, o incremento do turismo é de grande importância para geração de emprego e renda. Espero que esses investimentos em infraestrutura continuem e cheguem ao aeroporto de Lençóis, que tem capacidade para  receber grandes aeronaves, mas ainda não conta com o equipamento para auxiliar na aterrissagem, quando não há visibilidade. A Bahia merece e precisa investir em infraestrutura para incrementar o turismo e a economia em geral.” comenta Laura Garcia, Presidente da ACEL (Associação Comercial, Empresarial, Industrial, Agrícola e de Serviços de Lençóis).

Para João Lúcio Passos Carneiro, prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, além do novo aeroporto oferecer maior comodidade aos visitantes da Chapada, o equipamento gera expectativa quanto à redução de tarifas aéreas em função do aumento da oferta de passagens “certamente, com mais um aeroporto e com preços melhores, nossa Chapada Diamantina ficará ainda mais acessível para nossos turistas”, conclui.

Distâncias
O aeroporto Glauber Rocha será uma excelente opção para viajantes que desejam visitar qualquer cidade da Chapada Diamantina, principalmente as cidades ao sul do Parque Nacional. Veja abaixo o quadro de distâncias de carro, partindo de Vitória da Conquista em direção às principais cidades turísticas chapadenses:

Barra da Estiva: 179 km
Rio de Contas: 218 km
Ibicoara: 221 km
Mucugê: 265 km
Itaetê: 193 km
Andaraí: 313 km
Palmeiras: 320 km
Piatã: 320 km
Vale do Capão: 335 km
Lençóis: 411 km
Iraquara: 411 km
Morro do Chapéu: 499 km

As obras do novo aeroporto foram executadas pelo Governo do Estado. Os recursos para a construção do equipamento foram liberados ainda na gestão da ex-presidente Dilma Roussef e têm contrapartida do Governo da Bahia. O valor investido pela gestão estadual no aeroporto Glauber Rocha supera R$ 31 milhões.

Publicidade
Publicidade