Da redação – 09 de fevereiro de 2023
Com informações da Agência Sebrae de Notícias
Conheça o café de Ibicoara que conquistou o gosto nacional encontrando o equilíbrio entre tradição e profissionalização com o Sebrae.
O café produzido na Chapada Diamantina já virou case de sucesso em vários eventos, festivais, concursos nacionais e internacionais, além de estar entre os melhores do mundo. Esse sucesso é fruto da profissionalização do plantio, da colheita e da torra, sem perder a essência da produção orgânica realizada pelos pequenos produtores.
“Participo, desde 2017, da Consultoria de Boas Práticas Agrícolas. Viajei nas missões pelo Sebrae, inclusive para o Cerrado Mineiro e Alto Mogiana, para conhecer os procedimentos adotados pelas instituições gestoras da Identidade Geográfica, e participei de tantos outros cursos e capacitações voltados para a melhoria da produção do café. Com a orientação do consultor, comprei uma máquina para torrar o meu café e, com isso, melhorei a qualidade do meu produto, e consegui agregar mais valor na torrefação”, explicou o produtor.
Em outubro de 2022, uma marca de café produzido na Chapada Diamantina foi reconhecida nacionalmente. O produtor Silvaldo Silva Luz, da cidade de Ibicoara, comemorou a segunda colocação na competição Melhor Café Torrado para espresso, com o Café Canjerana, que pode ser encontrado em Ibicoara, no Cantinho do Morango – que além do café artesanal comercializa produtos orgânicos como o morango.
A premiação aconteceu durante o evento Rio Coffee Nation, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro. O evento é um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil e tem como objetivo divulgar a produção feita no país.
A conquista foi consequência de uma série de mudanças realizadas pelo produtor, inclusive com a ajuda de consultorias especializadas oferecidas pelo Sebrae.
Para Silvaldo, esse suporte foi fundamental para a melhoria da torra e impactou efetivamente nos resultados positivos que ele obteve com o café produzido na sua propriedade.
Para saber mais adquira aqui o seu e-book do Guia de Viagem Chapada Diamantina!