Notícias

Cachoeira do Buracão tem novas regras de visitação; veja como agendar a entrada

Da redação – 08 de junho de 2023

Principal atrativo de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão foi recentemente eleita uma das mais belas do Brasil pela Folha de S. Paulo.

A queda d’água de 85 metros de altura recebe a visita de aproximadamente 25 mil pessoas por ano segundo levantamento de 2022 da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove o destino em feiras do setor.

Para garantir a sustentabilidade e a governança do espaço público, a gestão local após estudos técnicos constatou que 300 pessoas por dia é a carga máxima. Uma medida em busca do equilíbrio entre turismo e natureza.

Grupo de Israel em viagem ao postal de Ibicoara | Foto: Agência Zentur

Ibicoara ainda oferece uma atmosfera de paz, boa gastronomia e manifestações culturais além de ser um dos polos do turismo na região. No entanto, em 2023, devido ao sucesso de visitação, a gestão do Parque do Espalhado, onde está localizada a cachoeira, informa que:

“Com o intuito de avançar na implementação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) da trilha de acesso a Cachoeira do Buracão, o Parque Natural Municipal do Espalhado estará operando com o limite estipulado de 300 visitantes por dia. Solicitamos a todos que possam orientar seus clientes a realizar, preferencialmente, sua reserva antecipada através do site Janoo“.

Segundo a gestão do local, a medida de controle de carga visitação turística garantir uma viagem tranquila e um meio ambiente equilibrado, afinal ninguém quer perder esse atrativo e nem deixar uma “pegada ambiental” em sua viagem.

Reservar online e contratar um guia é o que garante o acesso ao Parque do Espalhado, o que inclui o destino da Cachoeira do Buracão.

Para mais dicas e notícias da Chapada Diamantina acompanhe nossas redes sociais.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!