Notícias

Cachoeira do Buracão é a primeira da Chapada Diamantina a adotar a venda online de ingressos

A nova funcionalidade visa oferecer maior praticidade para o viajante e controlar a capacidade diária da visitação no atrativo, principalmente durante a pandemia 

A imponente Cachoeira do Buracão é o primeiro atrativo turístico da Chapada Diamantina (BA) a adotar a venda online de ingressos. Após um período de testes, a partir de agora é possível fazer a aquisição de forma antecipada através da janoo.com.br, plataforma digital de agendamento em atrativos turísticos de natureza.  

Cachoeira do Buracão – Foto: Tayne Luz

A partir do dia 13 de setembro, o agendamento acontecerá somente por pagamento online. A capacidade de visitantes na Cachoeira do Buracão também será atualizada e passará a ser de 200 pessoas por dia. Antes do agendamento, já foi registrada a visita de mais de 700 pessoas em um único dia, o que gera aglomeração e impacto ambiental. Por isso, o ordenamento turístico é uma das prioridades para a região.

O sistema de reservas se tornou essencial durante a pandemia, devido a necessidade de melhor distribuir e controlar o número de visitantes no atrativo, além de contribuir para a preservação ambiental, “que é a primeira finalidade da unidade de conservação”, lembra Luã Sampaio, secretário municipal de turismo de Ibicoara, município onde está localizado o atrativo.  

Ibicoara – Foto: Tarciso Albuquerque

A compra dos ingressos é realizada de forma simples e já conhecida pela maior parte dos viajantes: basta realizar o cadastro, agendar, efetuar o pagamento e apresentar o QR Code na portaria. É essencial também se informar e seguir as normas do Parque Natural Municipal do Espalhado. “Assim, o visitante não só garante a vaga na data desejada, como também economiza tempo na fila e evita aglomerações”, destaca Sampaio.    

A funcionalidade já registra uma crescente adesão do público. “Em certos dias, mais da metade das visitas ao Buracão já são agendadas e com alguns dias de antecedência”, afirma Lucas Miranda, diretor de tecnologia da plataforma Janoo. “A praticidade da compra online foi uma demanda dos próprios visitantes, então, esse número tende a crescer ainda mais nos próximos meses”, completa.  

O condutor de visitantes, Alan Tavares, também aprovou a nova ferramenta, lembrando da dificuldade que existia para realizar uma reserva. “Antes era necessário ir até o centro da cidade de Ibicoara para retirar o voucher e muitos visitantes não queriam fazer isso. Agora, tanto os condutores, como os turistas, podem fazer isso sem sair de casa”.    

Tecnologia a favor do turismo sustentável    

A Janoo é uma plataforma digital de informação e agendamento em atrativos turísticos de natureza totalmente desenvolvida no interior da Bahia, pela empresa Bocapio – Comunicação e Tecnologia, sediada na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina. 

A venda online de ingressos da Cachoeira do Buracão foi mais uma conquista dos desenvolvedores baianos, uma inovação que envolve ferramentas robustas já existentes e código desenvolvido para oferecer um serviço de marketplace adequado às demandas exclusivas desse tipo de serviço. 

A plataforma já reúne mais de 40 atrativos turísticos cadastrados, incluindo a Cachoeira da Fumaça – maior queda d’água do Brasil, e o Vale do Pati, considerado um dos trekkings mais bonitos do mundo – ambos localizados no Parque Nacional da Chapada Diamantina.   

Neste mês, a plataforma passou a atender também o setor privado, com a adesão de atrativos particulares. De acordo com Lucas Miranda, o agendamento online é uma estratégia para posicionar a Chapada Diamantina como um destino inovador, onde a tecnologia contribui para a qualificação do serviço turístico e para a preservação do meio ambiente.  

Fumacinha em Ibicoara – Foto: Thalison Ribeiro

“A Janoo é uma ferramenta colaborativa que dá a oportunidade de ordenarmos o turismo na Chapada Diamantina de forma coletiva, com a participação de condutores, agências e atrativos, para oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora e segura para o visitante”, destaca Miranda.   

Serviço 

O que?

Aquisição online de ingressos para entrada na Cachoeira do Buracão – Parque Natural Municipal do Espalhado, Ibicoara – Chapada Diamantina (BA)

Quando? 

Já está disponível. E a partir de 13 de setembro o agendamento acontecerá somente por pagamento online  

Como? 

Acesse a plataforma Janoo, faça seu cadastro, leia as regras do atrativo, escolha a data desejada e faça sua compra 

Quanto? 

R$ 15,00/pessoa 

Obs: É obrigatória a contratação de um condutor de visitantes local

Informações para a imprensa: 

Laís Correard 

(75) 99817 8951


Publicidade
Publicidade