Notícias

Áurea: documentário sobre as parteiras estreia na plataforma Bombozila

Da redação – 03 de maio de 2023

No dia 05 de maio, Dia Internacional da Parteira, o documentário “Áurea” fará sua estreia na plataforma Bombozila. Essa plataforma de streaming reúne mais de 600 títulos do Brasil e da América Latina, com documentários de impacto social. A partir da estreia, o curta-metragem estará disponível para visualização livre e online, a qualquer hora e em qualquer dia.

Dirigido por Hewelin Fernandes, o documentário “Áurea” foi lançado em 2021 e apresenta o encontro da parteira Áurea Oliveira dos Santos e o médico Áureo Augusto de Azevedo, que juntos realizaram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, em Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia. O filme mostra a fusão de duas sabedorias, o conhecimento tradicional de Dona Áurea com o pensamento científico do Dr. Áureo.

Desde o lançamento, o curta-metragem participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio de Melhor Curta Nacional no Festival de Cinema Alter do Chão 2021, o Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Muriaé 2021 e uma Menção Honrosa no Festival Cine PE 2021. Além disso, participou de diversas mostras competitivas e foi exibido em Cine Clubes, universidades, escolas públicas, unidades de saúde da família e rodas de parteiras e doulas.

O Dia Internacional da Parteira foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1991, com o objetivo de homenagear o trabalho das parteiras e enfermeiras da saúde materna. Segundo o Fundo da População das Nações Unidas, as parteiras treinadas oferecem cuidados para milhões de mulheres e recém-nascidos de baixo risco pelo mundo, antes, durante e após o parto. Infelizmente, o preconceito ainda é um grande obstáculo para as parteiras, que poderiam ajudar a salvar mais de 200 mil vidas maternas por ano e evitar 3 milhões de mortes de crianças antes de 4 semanas.

O curta-metragem “Áurea” é um importante documento sobre o trabalho das parteiras e sua contribuição para a saúde materna. Além disso, a estreia na plataforma Bombozila tornará o filme ainda mais acessível ao público em geral, permitindo que mais pessoas possam se informar e refletir sobre essa profissão tão importante. A iniciativa da Bomboliza de reunir tantos documentários de impacto social é louvável, pois é através da arte e do conhecimento que podemos transformar a sociedade em que vivemos.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!