Notícias

Atletas da Chapada Diamantina vão competir na modalidade Skyrunning

Antônio Laranjeira – 26 de janeiro de 2023

Péricles Maia, com apoio de bastões, em corrida na Chapada Diamantina | Foto: Mario Sergio/Foco Radical

Foi anunciado para os dias 21 a 23 de abril, o Campeonato Brasileiro de Skyrunning, valendo além da medalha de ouro, vaga para seleção brasileira de Skyrunning para representar o Brasil nos campeonatos Sul Americano e mundial.

A Bahia será representada pelos atletas de Ibicoara, na Chapada Diamantina. A prova acontece em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina.

Além de abrigar os maiores cumes do Nordeste, a Chapada abriga também atletas de alto desempenho em corrida de montanha. A geografia faz da região um parque a céu-aberto para o Turismo de Aventura.

Modalidade hard de corrida

Skyrunning, ou corrida em alta montanha, uma modalidade que exige força nas pernas, perícia em trilhas técnicas e muito ar no pulmão para suportar tanta subida.

Para ser considerada uma prova de Skyrunning é necessário que os percursos tenham uma altimetria e inclinação mínima. Por exemplo, o Vertical Kilometer, deve ter 20% de inclinação média, logo serão 1000m+ em um percurso de até 5km. Tudo medido acuradamente com GPS.

Os atletas chapadenses

Marcos Kim estará na disputa pela Sky Ultra, 50km com quase 3.000m+. Kim que é um dos atletas da Elite do Trail Run baiano, já esta no esporte desde 2013.

Na Sky Race de 30km, o representante chapadeiro será Romário Rodrigues, mais conhecido com Romarinho. Ele que também é da Elite Baiana, atleta da Base e irmão do Kim, uma dupla forte que tem elevado o nível competitivo nas provas no Nordeste.

No VK (Vertical Kilometer) teremos dois representantes na categoria Sub 23, disputando a vaga para a seleção brasileira Juvenil.

Igor de 19 anos e Paulo de 22 anos. Ambos também de Ibicoara, treinam na Base há quase um ano e na Bahia, em distâncias curtas, estão nas cabeças das provas de Trail.

Todo esse time é liderado pelo professor Péricles Maia, também atleta de Ultra Trail, irá competir também os 50km. Maia é treinador e diretor da Base Trail Run.

“A ida para o Campeonato Brasileiro de Skyrunning é mais uma oportunidade de elevar o nível e de fazer intercâmbio com grandes atletas para virem competir também na Chapada. Estamos trazendo dois grandes eventos para a Chapada Diamantina, com a estreia do Skyrunning no Nordeste, em Catolés. Será um divisor de águas no Trail running baiano e nordestino”, comenta Péricles.

Treinamento em Ibicoara desenvolve atletas para provas de níveis nacionais e internacionais | Foto: Acervo/Base Trail Run

Altitudes para treino na Chapada Diamantina

A Base Trail Run, com sede em Ibicoara, é conhecida em diversas partes do Brasil por organizar as provas mais duras e técnicas e também cheias de belezas naturais. Eles são especialistas em corrida de montanha.

Este ano acontece a primeira disputa oficial de Skyrunning, já com a chancela internacional, o “Base Vertical”, evento que acontecerá em agosto, em Catolés, distrito de Abaíra, na Chapada Diamantina, onde se encontram os picos mais altos do Nordeste brasileiro.

Quer planejar sua viagem? Adquira aqui o seu E-book do Guia de Viagem Chapada Diamantina.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!