Notícias

Associação Diga Aí Bicho realiza mutirão de castração em Lençóis

No último dia 09, a Associação Diga Aí Bicho promoveu mais um mutirão de castração na cidade de Lençóis e atendeu 36 animais (23 gatos e 13 cães). O evento aconteceu através de uma parceria estabelecida entre a Diga Aí Bicho, a clínica Pró Bicho de Itaberaba e Rações Pinho e teve o apoio do Grupo Escoteiro Waldemar Souza Oliveira, da prefeitura municipal e de empresários locais.

Animal prestes a ser atendido. Foto: acervo Associação Diga Aí Bicho

Para isso, uma unidade móvel de atendimento foi montada no centro da cidade, onde as pessoas – previamente cadastradas – levaram seus bichinhos. “A clínica Pró Bicho possui o Pet Móvel: um trailer adaptado para funcionar como um centro cirúrgico com equipamentos completos para esse tipo de cirurgia e foi ali que a equipe realizou as castrações” diz a veterinária Cristiane Demétrio, presidente da Associação.

A clínica móvel. Foto: Branco Pires

 

A equipe. Foto: acervo Associação Diga Aí Bicho

Importância da castração
O volume de animais que vivem nas ruas de Lençóis chama atenção de moradores e visitantes, há muito tempo. São dezenas de cães e gatos, muitos deles desnutridos e feridos, que se espalham pelo centro histórico e bairros mais afastados, gerando consequências diretas na saúde pública. Este foi um dos principais fatores que estimulou a criação da Associação, em 2010. “Precisávamos de ações práticas e duradouras para melhorar as condições destes animais e o controle populacional é uma das principais ferramentas” diz Demétrio. “Um dos nossos focos são as castrações periódicas. Se você levar em conta que, por exemplo, um casal de gatos e seus descendentes são capazes de produzir mais de 10 mil animais em 5 anos, verá que nosso trabalho tem efeito a médio e longo prazo” conclui a veterinária, que contabiliza 400 castrações feitas pela associação, ao longo de 8 anos.

Cristiane Demétrio, veterinária e presidente da Associação Diga Aí Bicho. Foto: Branco Pires

 

Foto: acervo Associação Diga Aí Bicho

Como participar
Se você deseja castrar seu animal, basta cadastrar-se na loja Rações Pinho. Após atingir um número específico de interessados, a associação irá agendar o próximo mutirão. Para isso, é cobrada uma taxa por castração. A taxa cobre os custos da cirurgia, como a equipe e o material utilizado, e uma parte deste recurso também cobre a cirurgia dos animais que pertencem a pessoas que não tem condições de arcar com este valor.

Foto: acervo Associação Diga Aí Bicho

Como ajudar
Os recursos da associação são baseados apenas em doações voluntárias e muitas vezes insuficientes frente a tudo que precisa ser feito. No site da associação existem todas as informações necessárias para fazer uma doação, caso você tenha se identificado com esta causa. E se você é de uma empresa local e também deseja colaborar com o próximo mutirão e outras ações da Associação, entre em contato através do site.

Os animais, moradores e visitantes de Lençóis agradecem! =)

No mutirão do dia 09/06/2018, a Diga Aí Bicho contou com o apoio de:
Clínica Pró Bicho, de Itaberaba: (75) 3251-1034 / 99968-5055
Loja Rações Pinho: (75) 3334 1329 / 99953 9440
Pousada Nativos: (75) 3334-1823 / 98342-2304
Pousada Lua Rara: (75) 3334 1775
Restaurante Corona de Pedra: (75) 3334-1624
Lanchonete Ki-Lanche
Grupo Escoteiro Waldemar Souza Oliveira: (75) 99942 9285

Publicidade
Publicidade