Assista ao documentário “Guardiões da Chapada Diamantina”

O documentário Guardiões da Chapada Diamantina é uma produção audiovisual de 18 minutos que aborda a importância das Brigadas Voluntárias de combate a incêndio na preservação das espécies ameaçadas.

Sobre a produção do documentário Guardiões da Chapada Diamantina

O grupo envolvido na produção é formado por estudantes, professores, comunidade e especialistas em meio ambiente e fez parte do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia), realizado pelo Inema em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Contou com o apoio da WWF, Gef Pro Espécies, Funbio e Ministério do Meio Ambiente.
Teve como apoio local o Instituto Sincorá, Prefeitura de Mucugê, Comunidade Quilombola da Barriguda e as Brigadas Voluntárias de Combate à a incêndio: Marchas e Combate, ACVM, Adtg Guiné, Raiz Caraíbas, ABCM e Barriguda.
O documentário foi lançado no evento MUCUGÊ AMBIENTAL – Sociedade, Cultura e Natureza que aconteceu no dia 06/06/2024, no Clube Social de Mucugê.

Assista ao documentário completo pelo YouTube!

Sobre os incêndios da Chapada Diamantina

Um dos problemas ambientais que mais aflige a Chapada Diamantina é o incêndio criminoso. Todos os anos, a região sofre com as queimadas, que devastam grandes áreas do Parque Nacional e outras áreas de conservação. Os incêndios afetam tanto a biodiversidade como o fluxo e qualidade da água, além de demandar um trabalho extremamente arriscado dos brigadistas contratados, voluntários, corpo de bombeiros e defesa civil para conter o avanço das chamas.

Contra Fogo
Brigadistas voluntários combatem o fogo na Serra do Mandassaia, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto: BRAL

Segundo o ICMBio, o fogo natural é muito difícil de ocorrer. Infelizmente, o ser humano é o principal responsável pela devastação. Por isso, recomenda-se que os visitantes sejam acompanhados por guias habilitados e usem apenas fogareiros portáteis para o preparo de alimentos. E, em hipótese alguma, façam fogueira, coloquem fogo em papéis ou no mato seco. É fácil perder o controle da situação com os fortes ventos e o tempo seco.

Seja um turista consciente e faça sua parte, seguindo as instruções de visitação propostas pelo ICMBio. Desta forma, você contribui para a preservação deste santuário ecológico e não coloca vidas em risco.
Lembre-se: colocar fogo no Parque Nacional é crime e, além de multa, pode resultar em processo civil e criminal.

Para denúncias, ligue ICMBio (Instituto Chico Mendes): (75) 3332-2418 / 3332-2310 ou envie e-mail para parnadiamantina@icmbio.gov.br.

Por Equipe Editorial em 10/06/2024

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

    ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    Design by
    error: Content is protected !!