Notícias

Artigos artesanais em palha são tema de exposição

Foto: Divulgação Espaço Nordeste

Exposição marca os 60 anos da artesã Dona Edite.

Aos cinco anos de idade, ela já ajudava os pais na produção de gamelas, potes, panelas de barro e artigos em palha. Hoje, aos 60 anos, Dona Edite é uma artesã muito querida e respeitada nos Territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, interior da Bahia.

Suas peças são confeccionadas com palhas de coco, palhas de Licuri e Licurioba e são o tema da exposição que ocorre até o dia 10 de outubro no Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô/Espaço Nordeste, na cidade de Lençóis.

D. Edite simboliza um exemplo de coragem, força e determinação, inspirando muitas pessoas da comunidade com sua alegria de viver, sabedoria e história de vida. “Quando estou trabalhando não existem problemas para mim. Deus me deu um dom, e eu tive coragem para lutar”, conta a artesã.

Aos 13 anos já ensinava moças e crianças da cidade de João Amaro e percorria o interior da Bahia ministrando oficinas para a produção desses artigos. Aos 23 anos se casou, relação que durou 32 anos e gerou nove filhos. Há seis anos trazia artigos em palha de Itaberaba para Lençóis para expor no Mercado Cultural, até resolver residir na cidade.

Mais Informações 

Horário: das 8 às 12h e das 14 às 18h
Data: até 10 de outubro de 2012
Local: Rua Nossa Senhora da Vitória, 49 – Centro – Lençóis – Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô / espaço Nordeste Lençóis

Publicidade
Publicidade