Situada na cidade de Lençóis, a agência de turismo Venturas – Chapada Diamantina está entre as finalistas do Prêmio Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) de Sustentabilidade. A empresa está concorrendo com a ação “Turismo em parceria com a comunidade local: uma estratégia de desenvolvimento sustentável na região do Vale do Pati – Parque Nacional da Chapada Diamantina/BA”.
Há 15 anos, a agência foi uma das empresas a investir na estruturação das casas dos moradores locais para torná-las meios de hospedagem e na orientação da comunidade quanto ao mercado em potencial.
Nesta época, o turismo existente na região era desordenado, as pessoas acampavam em qualquer lugar. Foi quando surgiu a ideia de incluir as famílias no processo de organização da visitação. “Entendemos que o ecoturismo é a única forma viável para a comunidade tradicional continuar residindo no interior de uma unidade de conservação (UC), uma vez que as demais atividades econômicas e extrativistas são proibidas”, explica Van Oliveira, diretor operacional da Venturas.
O ganho é visto dos dois lados: não permite que a comunidade utilize dos recursos naturais para sobreviver e diminui a
degradação por parte dos turistas, evitando acampamentos, fogueiras e lixo no percurso do trekking. Atualmente, o ecoturismo traz geração de renda para as famílias, possibilita o intercâmbio entre nativos e visitantes e valoriza a cultura local, contribuindo substancialmente para a proteção integral do Pati.
Em 2010, a agência também trouxe para o Vale do Pati o prêmio “Caso de Sucesso – Categoria: Roteiro Turístico Segmentado em parceria com a comunidade”, entregue no Salão de Turismo Nacional, pelo Ministério do Turismo.
Saiba mais: Vale do Pati
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
A iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor. O prêmio contou com a inscrição de 47 empresas e a premiação está marcada para 11 de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, às 19 horas.