Notícias

LENÇÓIS É O PRÓXIMO DESTINO DO OXE É JAZZ

Depois do sucesso em Itacaré e Lauro de Freitas, evento parte para Lençóis, Chapada Diamantina, nos dias 6 e 7 de maio.

Praça Horácio de Matos, Lençóis – Foto: Rogério Grillo

Uma das cidades mais bonitas da Bahia contará no próximo final de semana com um evento dedicado ao Jazz. Nos dias 6 e 7 de maio, Lençóis recebe o Oxe, é Jazz, evento itinerante que já passou por Itacaré e Lauro de Freitas e agora na Chapada Diamantina.

A partir das 19h, a terceira edição do evento levará nomes relevantes do ritmo na Bahia com a curadoria de Eric Assmar. O evento é aberto ao público sendo uma realização da Mais Ações Integradas com patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

A primeira edição do Oxe, é Jazz aconteceu em Itacaré, atraiu mais de 1500 pessoas, entre moradores e turistas que visitavam a cidade, em Lauro de Freitas não foi diferente. Entre os dias 29 e 30 de abril, a cidade metropolitana recebeu Edoux e Banda Panteras Negras (sábado) e Alexandre Montenegro trio e Baco de Jazz (domingo).

Oxe, é Jazz – O Jazz surgiu no Sul dos Estados Unidos e mistura vários ritmos afro-americanos. No estado que tem a capital com mais negros fora da África, acontece o evento que visa propagar o ritmo em diferentes partes da Bahia. O evento terá noites inspiradas em nomes como Louis Armstrong, Billie Holiday e Miles Davis. O evento acontece nos meses de abril e maio, em um final de semana por mês, a primeira edição aconteceu em Itacaré.

Sobre o jazz – O ritmo surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. Marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares, em suas raízes na música negra americana. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz. São estilos de jazz Swing e Big bands, Bebop e Hard bop, Cool jazz e Soul jazz, Free jazz, Fusion jazz e o latino.

Eric Assmar – Vencedor do Prêmio Caymmi de Música como “Melhor Instrumentista” (2015), o guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar é um dos principais nomes da nova safra de artistas de blues e rock do Brasil e tem três álbuns solo lançados: “Eric Assmar Trio” (2012), “Morning” (2016) e “Home” (2022). Como músico realizou uma série de shows em festivais, como o SXSW (Austin/Texas, Estados Unidos, 2009), VI Festival de Blues de Londrina (Londrina/PR, 2016), além de apresentações no circuito de casas de blues em grandes cidades do exterior, como Nova Iorque, Toronto e Londres. Para além de sua atuação como músico, também é pesquisador, professor de guitarra blues, Doutor em Música (PPGMUS/UFBA) e Mestre em Etnomusicologia, pela mesma instituição.

PROGRAMAÇÃO

06/05 (sexta):

19h – Íntimos ConectaJazz

21h – ZEMTRIO

07/05 (sábado):

19h – Estevam Dantas Trio e convidados

21h – Grupo Instrumental do Capão

Íntimos ConectaJazz: nova banda residente em Lençóis, formada por Charlaine Nascimento (guitarra), Marcel Jacques (sax e flauta), Ricardo Boa Sorte (voz), Toko Ciocca (baixo), Luciano Cauaçu (bateria), além da convidada especial Isadora Brazil (vocal e pandeiro). Apresentam um repertório que envolve standards do jazz mesclados a clássicos da música popular brasileira. https://youtu.be/3Xn6s_uYntw

ZEMTRIO: banda liderada pelo saxofonista Zezo Maltez, de Ilhéus. Já tem em seu currículo algumas apresentações em festivais e desenvolve um trabalho predominantemente autoral. https://youtu.be/c5mZMkJyAUk

Estevam Dantas Trio e convidados: grupo liderado pelo pianista, compositor e pesquisador musical soteropolitano Estevam Dantas. Filho do maestro Estevam Dantas, Estevam traz um repertório que passeia por temas autorais e interpretações de clássicos, se apresentando ao lado de Luciano Menderete (baixo) e Leonardo Frodo (bateria), ambos residentes no Vale do Capão. https://youtu.be/6aqwuwa5nLA

Grupo Instrumental do Capão: uma das principais referências da música instrumental na Chapada Diamantina, o Grupo nasceu da união entre músicos brasileiros e estrangeiros, todos residentes no Vale do Capão e desenvolve um trabalho autoral que funde o jazz a diversas vertentes musicais, já tendo se apresentado em importantes festivais do segmento. https://youtu.be/wVZUNup03Z0

Publicidade
Publicidade