Notícias

5ª EDIÇÃO DA FLIGÊ DE MUCUGÊ PAUTARÁ “LITERATURA E ANCESTRALIDADES” EM PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

De 10 a 14 de agosto, a Feira Literária de Mucugê (Fligê), Chapada Diamantina, retoma seus encontros e atividades presenciais em sua 5ª edição.

Imagem da última edição da Fligê, em 2019 – Foto: Vinicius Brito

Com o tema “Literatura e Ancestralidades”, o evento trará, em sua programação, mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências.

Sempre ambientada na cidade de Mucugê (BA), município da Chapada Diamantina, a Fligê envolve crianças, jovens, adultos e idosos, que buscam sentir e respirar a literatura em conotações que extravasam realidades. Nesta edição, toda a programação será construída a partir das extrações conceituais de Ancestralidades, presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades etc. Tudo isso encontrará espaço no diálogo com outras expressões artísticas, como o teatro, o cinema, a música.

O tema – Reunindo narrativas dos anos de 2020 a 2022, a 5ª edição da Fligê traz para a cena da Literatura a importância de se falar, pensar e sentir as Ancestralidades. Por meio de uma série de atividades, será realçada a matriz de ancestralidade presente na obra de escritores e escritoras brasileiras. Pensar nessas Ancestralidades é lembrar daquilo que permanece vivo e que se transmuta em oralidades e verbovisualidades para que a memória sobreviva às tentativas de sua destruição.

DANIEL MUNDURUKU E MATEUS ALELUIA SÃO ATRAÇÕES CONFIRMADAS

A Fligê confirma algumas das suas principais atrações. Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Lívia Natália, Mateus Aleluia, Cristina Serra, Anelis Assumpção e Margareth Menezes estarão presentes na quinta edição da festa literária. Toda a programação é gratuita e aberta a todos.

Mateus Aleluia – Foto: Paola Alfamor

Na conferência de abertura, o escritor Daniel Munduruku traz a arte literária dos povos originários para Mucugê, com o tema “Literatura e Ancestralidades: o solo originário do gesto”, abrindo as discussões das mesas temáticas. 

Neste mesmo dia, Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana, embala a noite de abertura com toda a beleza de sua musicalidade.

Literatura e Ancestralidades – A curadoria da festa é tecida a partir dos desdobramentos conceituais e artísticos das Ancestralidades, presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades, em diálogo com outras expressões artísticas, como o teatro, o cinema, a música.

É a quinta edição do evento que traz mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências.

Sobre a Fligê – Realizada desde 2016, o evento tem a Literatura como mote, mas sempre em comunicação direta com as singularidades de outras expressões artísticas e culturais. A iniciativa busca potencializar a formação de leitores de todas as idades, em uma rica experiência pelo mundo do conhecimento, construída nas mais diversas narrativas. Na última edição do evento, realizada em 2019, a Fligê trouxe como tema “Sê livre… és gigante”, com programação em homenagem ao poeta baiano Castro Alves.

Retomada – A edição deste ano concentra os debates e temas que permearam a comunidade literária no ciclo 2020-2022. Com as atividades da Fligê suspensas por conta da pandemia em 2020, é com desejo de reencontro e de retomada de temas importantes do cenário literário dos últimos anos que se realiza esta edição.

A Fligê 2022 conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias de instituições de educação estadual e federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais.

Mais informações e todas as novidades sobre a 5ª edição da Feira Literária de Mucugê estão disponíveis no Instagram da Fligê: @FligeMucuge.

Assessoria de Comunicação

Paula Janay | (71) 98774-7884
Patrick Moraes
E-mail: [email protected]

Publicidade
Publicidade