Notícias

10 restaurantes elegantes da Chapada Diamantina

Antônio Laranjeira – 28 de fevereiro de 2023

Na Chapada Diamantina existem restaurantes que surpreendem aos viajantes. Confira essa lista de 10 lugares para conhecer novos sabores.

O termo “Alta-Cozinha” está ligado a uma visão da gastronomia como arte, desde o preparo até a apresentação, onde cada prato é uma obra que entrega beleza, sofisticação e harmonia, além do sabor.

Esse segmento tem um público crescente e com isso qualifica seu serviço a cada temporada turística para receber e encantar os visitantes da Chapada Diamantina; um atrativo do Turismo de Elegância, ao lado dos hotéis de luxo.

Gourmet é uma arte

O conceito Gourmet surgiu como um segmento especializado da Gastronomia da França. Um ambiente “gourmetizado” de qualidade é sinônimo de uma experiência ímpar para todos os sentidos humanos que ativamos na alimentação.

Especialmente durante uma viagem queremos comer e beber com elegância, afinal é um momento que desejamos aproveitar cada gole e cada garfada!

A Chapada Diamantina se destaca por abrigar diferentes chefs de cozinha, mulheres e homens, que têm seu próprio restaurante nesse paraíso da Bahia.

Foram esses restaurantes que melhor se reinventaram durante a crise do turismo com a pandemia e que seguem de portas abertas para o mundo novamente.

“Exclusividade, excelência e originalidade” são alguns dos elogios que sempre vem acompanhando os comentários em português e outros idiomas.

Confira a lista em ordem alfabética de 10 lugares imperdíveis na sua viagem.


1 – Azul Restaurante (Lençóis)

Ao longo do dia o Azul Restaurante, que fica dentro da área do Hotel Canto das Águas, oferece aos hóspedes e seus convidados um cardápio desenhado com toques da Bahia e sabores do mundo.

Por todo ambiente do Canto das Águas existe arte em cada detalhe da acomodação: desde a ambientação até a maneira de receber você. Com os pratos não é diferente. São obras únicas de chefs, um menu com opções da cozinha internacional à cozinha regional. Saiba mais aqui.


2 – Benditto Restaurante (Vale do Capão)

O ambiente desse restaurante se traduz em duas palavras: ecologicamente elegante. O estilo de requinte mistura-se ao rústico dos campos, acompanhado de uma charmosa e confortável sala de estar com lareira, adega interessante e uma bela visão panorâmica das montanhas do Vale do Capão.

O Benditto Restaurante, que fica na área da Pousada Villa Lagoa das Cores, e revela-se uma joia da cozinha contemporânea com um cardápio variado à la carte à base de ervas aromáticas, muitas delas produzidas na própria horta orgânica da pousada, acompanhado de vinhos internacionais que são garantia de sofisticação e charme. Saiba mais aqui.


3 – Bistrô Orquídea Negra (Vale do Capão)

Com imenso talento, a chef Jakie Lessa comanda a cozinha criativa onde você pode imergir e acompanhar a montagem do seu prato. No menu, a cozinha italiana, francesa, brasileira, espanhola e africana.

O ambiente aconchegante do Bistrô Orquídea Negra oferece ao visitantes do Vale do Capão uma certeza na viagem: comer bem é viver o momento! Então viva essa experiência prazerosa e cheia de sabor dispondo de uma seleta carta de vinhos ao lado de quem você mais ama. Veja mais aqui.


4 – Catarina Restaurante (Lençóis)

Incorporado na estrutura do Vila Pugliesi Hotel Boutique, o Catarina Restaurante com um ambiente reservado, aconchegante e requintado. O menu tem inspiração cozinha contemporânea sua apresentação mais rebuscada e suas variedade de sabores, incluindo a pratos regionais.

O Catarina reúne ingredientes orgânicos e da estação, releituras de receitas tradicionais e variedades de combinações do chef que recepciona o público em dois ambientes amplos e requintados, um interno (refrigerado) e outro externo (ar livre). Saiba mais aqui.


5 – Cozinha Aberta Slow Food (Lençóis)

No Cozinha Aberta cada prato tem que sair perfeito em sua textura, sabor, temperatura e aparência. Os produtos regionais e orgânicos fazem parte de um elenco de delícias que fazem valer a pena cada minuto nesse ambiente charmoso que já venceu o selo TripAdvisor na categoria Slow Food.

“Impecável, sensacional e maravilhoso” são os elogios mais comuns dos visitantes. No ar, uma profusão de aromas, para o olhar uma harmonia de cores e para o paladar os sabores especialmente selecionados. Com atendimento nos idiomas Português, Inglês, Espanhol e Italiano. Veja mais aqui.


6 – Esquina do Sabor Restaurante (Rio de Contas)

Ambiente aconchegante e iluminado, sempre com uma música instrumental dos grandes mestres ao fundo e um serviço primoroso das nossas atendentes na recepção. Assim é o Esquina do Sabor, restaurante que oferece pratos deliciosos e bem variados: frutos do mar, moquecas leves, filé-mignon ao ponto, massas especiais e pratos vegetarianos, tudo com produtos orgânicos selecionados.

A chef Glória Rodrigues é aclamada pelos clientes com seis selos de qualidade do TripAdvisor na cidade de Rio de Contas, o último deles atribuído em 2022. A cozinha atende ns horários de almoço e jantar, a especialidade são mesas postas com amor para um momento romântico. Veja mais aqui.


7 – Lila Orquidário (Vale do Morro do Pai Inácio/Palmeiras)

Com uma proposta diferenciada, o espaço com entretenimento e arquitetura integrada com a natureza que atende aos mais diversos públicos – de casais até grupos de amigos e família. Uma culinária autoral e intuitiva onde os pratos mais tradicionais têm um toque especial.

O lugar prêmio Garfinho de Ouro – Veg Chef Brasil 2022 pelo seu destaque: o frescor dos igredientes. Para densacansar depois de uma refeição de deixar a alma leve, o Lila tem espaços pensados especialmente para momentos de relaxamento e apreciação da natureza. A paisagem pede fotos no Morro do Pai Inácio, postal da Chapada. Além da experiência gastronômica você não pode deixar fazer belas fotos de passagem por esse restaurante. Veja mais detalhes.


8 – Paraguassu (Mucugê)

A cozinha é conduzida pelo chef André Chequer, com mais de 20 anos de experiência e passagem pela Itália. O cardápio do Paraguassu, que fica dentroda área do hotel Refúgio na Serra, proporciona uma visita aos sabores da Chapada Diamantina e de alguns lugares do mundo em versão contemporânea.

Aos sábados acontece o já tradicional Menu Degustação. Momento em que o chef apresenta toda sua história gastronômica. Para acompanhar todos os sabores apresentados, a adega contempla rótulos convidativos nacionais e de outras regiões do mundo. Além de uma agradável carta de drinks. Veja mais aqui.


9 – Roda D’água Restaurante (Lençóis)

O cardápio do Roda D’Água, que fica dentro da área do Hotel de Lençóis, é fruto de um estudo sobre a região, costumes e práticas gastronômicas locais. Da entrada às sobremesas, passando por pratos principais exclusivos e vinhos especiais da adega climatizada, esse lugar encantador oferece um mix de ambiente, atendimento de excelência e requinte para você apreciar cada detalhe do seu almoço ou jantar. Saiba mais aqui.


10 – Santo Chico Sushi Bar (Lençóis)

Culinária japonesa, produtos importados, pescados frescos e de qualidade. O local conta com o chef gaúcho Gustavo Guimarães, que traz o seu modo de preparo e apresentação de pratos conhecidos, como o Tempurá, o Tataki, o Baterá, dentre tantos outros.

No atendimento, as anfitriãs Clarissa Torres e Fernanda Marfuz (mãe e filha) que com carinho e atenção atendem com fluência nos idiomas português e inglês, apresentam e indicam as opções que mais atendem ao desejo dos clientes.

Sushis, temakis, ceviches, pokes, yakisobas, grelhados, opções para o público com restrições alimentares, alérgicos, vegetarianos e veganos. Veja mais aqui.


Acompanhe nossa série de turismo de elegância com mais listas de hospedagens, cafés e vinhos!

Adquira aqui o seu E-book do Guia de Viagem Chapada Diamantina



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!