Notícias

segunda-feira, 27 abril, 2015 às 14:21 | Atualizado em: 1 novembro, 2016 às 10:20

Engenheiras transformam suas carreiras através da arte da saboaria artesanal



Engenheiras, artesãs, mães e apaixonadas por plantas, Paula Biral e Sílvia Martins se encontraram na Chapada Diamantina, especificamente na cidade de Lençóis. Paula largou a rotina agitada da grande São Paulo, enquanto Sílvia deixou seu país de origem, Portugal, para recomeçar a vida em solo brasileiro.

Sílvia e Paula (da esquerda para a direita) no local de trabalho da NaturSense. Foto: Lucas Miranda

Sílvia e Paula (da esquerda para a direita) no local de trabalho da NaturSense. Foto: Lucas Miranda

“Inicialmente, pensei em seguir a carreira acadêmica, pois sempre fui relutante à ideia de trabalhar em uma empresa com horários restritos, atividades repetitivas e monótonas. A pesquisa científica se tornava uma opção mais estimulante, porque, embora haja uma meta bem definida, para chegar até ela os caminhos são diversos e se tornam desafiadores. Comecei a participar de diversos congressos e intercâmbios em distintos lugares do mundo, como Espanha, França, Itália e Alemanha, abrindo portas para novas experiências com outras pessoas e culturas. Vivi na Irlanda, no México e no Brasil. Em junho de 2010, escolhi a cidade de Lençóis para visitar uma amiga de infância e desfrutar de merecidas férias. Então, conheci a pessoa que viria a ser meu marido e pai de meu filho. Assim, buscamos uma vida próxima da natureza, com um ritmo mais desacelerado”, explica Sílvia, permacultora, engenheira biológica e doutora em fitoquímica.

“Apesar de todo o aprendizado e a satisfação que o trabalho de consultoria ambiental oferecia, muitos fatores, como horas gastas em deslocamento, morar em apartamento em vez de casa, pouco contato com a natureza, vontade de ter um filho longe de tanta poluição e estresse foram alguns dos motivos que ajudaram a tomar a decisão de me mudar para Lençóis, lugar preferido de férias”, conta Paula, engenheira ambiental.

A maternidade aproximou as profissionais, que já pensavam na saboaria artesanal como forma de consumir produtos de qualidade, 100% naturais e seguros. A proposta amadureceu e se tornou uma fonte de renda para as duas. “A sugestão foi lançada por Paula, numa breve conversa pela rua, e reacendeu uma vontade antiga. A arte da saboaria artesanal requer muito estudo, conhecimento e responsabilidade, exigindo passos pequenos e seguros, porque mexe com a nossa saúde e bem-estar. Por isso, estudamos a definição de fórmulas bem equilibradas e direcionadas para diferentes tipos de pele e aplicações”, lembra Sílvia. “A inspiração vem da janela de casa, dos amigos que encontrei e da natureza magnífica da Chapada Diamantina!”, completa Paula.

Foto: Acervo NaturSense

Foto: Acervo NaturSense

A escolha

Muitas pessoas se perguntam: por que optar por sabonetes de fabricação natural? Paula e Sílvia esclarecem:

* não contêm conservantes sintéticos ou derivados de petróleo;

* contêm glicerina natural, que é extremamente hidratante, e, geralmente, no processo de fabricação industrial de sabonetes, é retirada e comercializada como um subproduto;

* conservam as vitaminas naturais e os antioxidantes, que são essenciais para uma pele saudável;

* têm aroma suave, não contendo fragrâncias sintéticas;

* sua espuma é delicada, cremosa e natural;

* são ecologicamente sustentáveis, 100% naturais, biodegradáveis e não utilizam animais em seus testes.

Sabonete de carvão vegetal e copaíba. Foto: Acervo NaturSense

Sabonete de carvão vegetal e copaíba. Foto: Acervo NaturSense

Integrando em suas fórmulas óleos essenciais, manteigas vegetais, plantas medicinais e aromáticas, flores e sementes, os produtos da NaturSense priorizam o uso de matéria-prima regional e orgânica, devidamente certificada. A marca completará um ano de existência em 1º de maio, no Dia Internacional do Trabalho, data em que o primeiro lote de sabonetes ganhou forma pelas mãos das engenheiras. Ao longo desse período, elas destacam as principais conquistas do trabalho.

“O feedback das lojas em Lençóis, quando anunciamos a produção, foi positivo de imediato e isso nos fez acreditar que estávamos no caminho certo. No mundo da saboaria natural, é quase inevitável deixar de expandir a produção para outras áreas da cosmética natural. Assim, seguimos com cremes hidratantes, pomadas terapêuticas e bálsamos labiais e, em breve, teremos creme corporal e de rosto mais específicos, como antimanchas. Estamos fabricando, ainda, saboneteiras de cerâmica”, descreve Sílvia.

“A maior recompensa é ouvir: ‘experimentei o sabonete e não consigo usar outro!’. Ou seja, clientes satisfeitos, muita gente mudando o estilo de vida, pois concluíram que pequenas mudanças e hábitos diários fazem bem para si, para o próximo e para o ambiente”, acrescenta Paula.

No aniversário da marca, 1º de maio, haverá o sorteio de um kit com diversos produtos. Participe pela Fanpage da Natursense.

 

Texto: Verusa Pinho

Foto do Destaque: Lucas Miranda


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo