Notícias

Cachoeiras do Rio Cumbucas

Cachoeira das Andorinhas. Foto: Caiã Pires

Cachoeira das Andorinhas. Foto: Caiã Pires

Se você é daqueles que adora nadar e tomar banho de cachoeira e é sempre o último a sair da água, este é seu roteiro! Partindo da cidade de Mucugê/BA, na Chapada Diamantina, o Roteiro das Cachoeiras do Rio Cumbucas, também conhecido como Roteiro das Águas ou Roteiro do Cânion Sete Quedas, perpassa por locais perfeitos para nadar e curtir uma hidromassagem natural. O ideal é sair pela manhã para aproveitar bastante cada parada deste parque aquático a céu aberto!

Saindo do Balneário do Rio Mucugê, sugerimos o passeio completo, uma travessia que percorre o Rio Cumbucas desde a Cachoeira do Cardoso, passando pela Cachoeira dos Funis* e Cachoeira das Andorinhas, até o Tiburtino, último trecho do rio antes de se encontrar com o Rio Piabas. Além de mais divertida, é a opção que contempla maior número de atrativos de uma só vez.

Marcada pela vegetação baixa de campo rupestre e colorida por bromélias, orquídeas e sempre-vivas, a caminhada de nível moderado passa por trechos íngremes até chegar ao Vale do Rio Cumbucas, onde é preciso seguir pelo leito do rio, pulando pedras.

Reduto de garimpeiros

Guia-Chapada-Diamantina-Toca de garimpeiro-Caia Pires

Toca de garimpeiro. Foto: Caiã Pires

No auge do garimpo, a área que compõe este roteiro era tida como um reduto de diamantes. Isso se comprova nas dezenas de tocas de garimpeiros espalhadas nas serras que margeiam o rio. A todo momento, visualiza-se o inconfundível muro de pedras seco (sem a presença de cimento ou barro), cercando vãos na serra. Em uma delas, ainda ativa, encontramos duas camas de varas, com cobertores, almofadas e algumas panelas.

Filho e neto de garimpeiro, nosso guia, Joab Rocha, contou que existem duas variações de garimpeiro: o faisqueiro, que ainda hoje se aventura na procura de diamantes, com o mínimo de ferramentas e sem “armar acampamento” nos locais, e o clássico ou gruneiro, que passava praticamente a vida toda no garimpo, em tocas, e com mais recursos.

“Meu avô, por exemplo, era garimpeiro gruneiro. Ele ficava esperando o momento dele. Eu, particularmente, tenho um grande apreço por esses caras. Eles tinham a sensibilidade de esperar o tempo certo pra entrar em ação, pois como ele dizia pra minha mãe: Existem diamantes pra todos, assim como existem estrelas no céu.”

*Não confundir com a Cachoeira do Funil, no Vale do Pati.

 

Nossa equipe foi conduzida por Joab Rocha, guia de montanha da cidade de Mucugê/BA, na Chapada Diamantina.

Contatos de Joab: +55 77 8134-0058 (WhatsApp) / Facebook: www.fb.com/joaab.rocha

Mais sobre a cidade de Mucugê

 

Publicidade
Publicidade