Notícias

Literatura e Arte se encontram em festival inédito em Rio de Contas

Da redação – 10 de outubro de 2023

Com shows de Adão Negro e Del Feliz, além da presença do autor Itamar Vieira Junior, 1ª edição do Fliarc acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro e com entrada gratuita

Um patrimônio histórico e artístico singular torna Rio de Contas o palco ideal para a união de literatura e arte, sem mencionar a beleza encantadora e o lugar privilegiado na Chapada Diamantina. Este mês, acontecerá na cidade, a 1ª edição do Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc), que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro. A primeira edição do evento terá como tema “Resistência e Memórias”, e envolverá, além da comunidade rio-contense, artistas e escritores nacionais e locais.

Casa de Câmara e Cadeia de Rio de Contas. Foto: Gustavo Medeiros

O Fliarc celebra também os 300 anos da cidade e o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e conta com uma programação diversificada. Diferentes pontos da cidade serão palco de exposições e apresentações, como a Casa de Câmara e Cadeia e o Teatro São Carlos, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além do Club Rio-contense.

A estimativa é que 20 mil pessoas participem do evento nos quatro dias de programação. “O festival é um momento histórico para Rio de Contas e merece uma programação especial. Na parte musical, teremos shows da banda Adão Negro e do cantor Del Feliz, além da apresentação de artistas rio-contenses. Para a literatura, a participação de autores que se destacam representando o nosso estado, como Itamar Vieira Junior, e lançamento de livros de outros escritores baianos”, ressalta Nádia Márcia Campos, curadora do evento.

Nesta primeira edição, o festival exaltará representantes da cultura local, que darão nome aos espaços artísticos e literários nos quatro dias de evento. Nascido no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas, o artista plástico Juarez Paraíso é o principal homenageado, como forma de reconhecimento do legado construído por ele, além do seu posicionamento em defesa da democracia. Também haverá homenagens póstumas para quatro personalidades: Zofir Brasil (Artista e Poeta); Maria Brandão (Ativista Política); Esaú Pinto (Músico/Maestro da Lira dos Artistas); e Esther Trindade (Escritora).

Entre as atividades, lançamento de livros, conversa com autores, oficinas, mesas-redondas, cineclube e exposições de artes e fotográficas. A entrada é gratuita. A programação completa do Fliarc pode ser consultada no site www.fliarc.com.br e no Instagram, através da conta @fliarcoficial.

Realizado pelo Coletivo Raiz Doce, o Fliarc tem patrocínio do Governo da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon – órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) –  da Superintendência de Fomento ao Turismo e da Bahiagás. Conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio de Contas; Academia de Letras da Bahia; IPHAN – Superintendência Bahia; Núcleo Territorial de Educação 03 – Seabra; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Conheça a cidade-mãe da região da Chapada Diamantina

No sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas é considerada uma das primeiras cidades  planejadas do Brasil. Sua organização facilita a visita ao relevante conjunto arquitetônico colonial, preservado através do tombamento realizado pelo IPHAN na década de 1980.

As edificações do centro estão entre as mais importantes e belas da Bahia. As casas e ruas de pedras são muito bem conservadas. A cidade foi rota do ouro e era um ponto comercial na Estrada Real. A beleza de suas ruas serviu de cenário ao filme Abril Despedaçado (2001), do cineasta Walter Salles.

A rota das comunidades é um passeio imperdível para quem aprecia a paisagem rural e o turismo cultural. No caminho há um banho de rio na Ponte do Coronel. Nas comunidades quilombolas de Barra e Bananal pode-se conhecer o artesanato e o modo de vida de descendentes de africanos que ali se concentraram há quatro séculos. Alguns quilômetros adiante, chegasse ao povoado Mato Grosso, onde se predominam descendentes de portugueses.

O pôr do sol no ponto mais alto da comunidade, o Mirante Bitencourt, tem uma belíssima vista da paisagem agrícola, tendo ao fundo a cidade de Rio de Contas e das montanhas da região. Com diversos atrativos naturais em seu entorno, o município possui alguns dos picos mais altos do Nordeste. Dentre as singularidades da cidade estão o tradicional carnaval de máscaras e os vilarejos quilombolas e de descendência portuguesa.

Mais informações:

Evento: I Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc).
Data: 19 a 22 de outubro de 2023.
Local: Rio de Contas, Bahia.
Programação Completa:
Site: www.fliarc.com.br
Instagram: @fliarcoficial



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!