Notícias

Galeria de Lençóis, na Chapada Diamantina, apresenta exposição inédita da escocesa Hannah Frank

Por Thaís de Albuquerque

Pela primeira vez no Brasil, visitantes da Galeria Soar, em Lençóis, na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, poderão conhecer as obras da artista Hannah Frank, uma mulher pioneira, de Glasgow, Escócia. Ela viveu 100 anos e teve uma longa carreira quebrando preconceitos e barreiras. Assim, Hannah frank pavimentou o caminho da arte contemporânea em seu país.

A exposição será aberta a partir de 23 de dezembro, às 20h com a presença da sobrinha da artista e produtora inglesa, Fiona Frank, e do artista Artur Soar. Serão exibidas nove obras da artista em nanquim.

O artista Artur Soar

Para o artista Artur Soar, “ o mistério entre a luz e a sombra é uma linha tênue como um desenho preto sobre branco. As curvas dos traços de Hanna suavizam as tensões do quadrante onde as visões criativas interagem entre flores e olhares em uma elegância por vezes melancólica. Sua obra é cheia de um sentido enigmático e encantador”.

A artista Hannah Frank

Hannah estudou na Escola de Artes da Universidade de Glasgow, de 1926 a 1930, época em que era muito incomum para uma mulher judia fazer isso. Ainda estudante, foi premiada com a obra ‘Sorcery’ (Feitiçaria) em 1929, e foi vencedora do prêmio James McBey com gravura em madeira, em 1934.

Em 1952 ela se tornou escultora, estudando com Benno Schotz. Seus desenhos e esculturas foram expostos por 49 anos consecutivos no Instituto Real de Glasgow e na Academia Real.

Nos anos 1960 muitos estudantes escoceses tinham uma gravura de Hannah Frank na parede dos seus apartamentos. Depois, o trabalho dela tornou-se menos conhecido até que, nos anos 2000, sua sobrinha e curadora, Fiona Frank, abraçou a missão de ajudar Hannah a ‘deixar suas pegadas nas areias do tempo`, nas palavras de Longfellow.  

Isso resultou no ressurgimento do interesse pelo trabalho de Hannah Frank que percorreu todo o Reino Unido e Estados Unidos. Logo culminou numa exposição de retrospectiva na capela da Universidade de Glasgow, em 2008. Hannah morreu quatro meses depois dessa exposição e, em 2009, recebeu os prêmios Glasgow City Council’s Lord Provost’s award for Art e o título de doutora honoris causa da Universidade de Glasgow.

O filme Hannah frank

A premiada cineasta Sarah Thomas assina o filme ´Hannah Frank: uma centelha divina´ que tem no elenco sua sobrinha Fiona, as sobrinhas netas Jen Rankin e Barbara Spevak. O filme está disponível no Youtube com legendas em português:

Sobre a Galeria Soar
A Galeria de Arte Soar é um espaço de arte e cultura da cidade de Lençóis aberto em 2021 para difusão da obra do artista visual Artur Soar. O artista formou-se pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde se desenvolveu na técnica de gravura. Em sua pós-graduação, pesquisa o uso de rochas da Chapada Diamantina como matriz de xilogravura.

Além de artista visual, Artur é músico e compositor, assim ele promove o Sarau Boca da Noite reunindo músicos, poetas e cantores de Lençóis e visitantes na Galeria Soar.
Contato com o artista: @artur.soar; @galeriasoar; WhatsApp: 71 99240.1827

Serviço
Hannah Frank, uma artista de Glasgow no Brasil
Local: Galeria Soar
Endereço: Rua Boa Vista 196, Lençóis, Chapada Diamantina, Bahia
Vernissage no dia 23 de dezembro, às 20h, com a presença da sobrinha da artista, Fiona Frank.
Período expositivo: De 23 de dezembro a 13 de fevereiro de 2024
Das 18 às 22h

Informações para a imprensa:
Maiza Andrade – gestora da Galeria Soar 75 988871953
Fiona Frank – sobrinha da artista (em inglês) fionafrank@gmail.com
Biografia e a obra disponíveis no site www.hannahfrank.org.uk



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!