Notícias

Festival de Lençóis enfrenta crise mas pode ser retomado em 2024

Da redação – 18 de outubro de 2023

O Festival de Lençóis, realizado pela Pau Viola Entretenimento desde a sua fundação, em 1999, enfrenta desafios significativos em sua 21ª edição.

Reflexo da crise que assola o segmento de grandes shows abertos ao público, a incerteza da continuidade paíra sobre outros festivais e festas da Bahia.

O Festival caiu no gosto popular e ao longo de duas décadas tornou-se uma tradição cultural na região, mas agora se vê em meio à incerteza.

O que diz a produção do Festival de Lençóis?

“Durante as 20 edições anteriores, o Festival de Lençóis sempre foi pautado pelo respeito à cidade, ao público, aos empresários, aos artistas e a todos os que se beneficiaram com a iniciativa, considerada o primeiro e mais antigo Festival do Interior da Bahia”, explica Paula Resende.

Com um histórico que abriga mais de 300 artistas nacionais, regionais e locais, o evento sempre se destacou por sua curadoria criteriosa, que visava levar o melhor da música brasileira para o interior da Bahia, estimulando o turismo na região e proporcionando cultura de forma ampla e democrática.

Mas o festival é um evento aberto, sem venda de ingressos, dependendo exclusivamente de patrocínios para a sua realização.

Como equilibrar as agendas de editais estaduais, artistas nacionais e do turismo local?

Segundo Paula, a organizadora do evento, os esforços na busca por parceiros, patrocinadores públicos e privados, atrações e inscrições em leis de incentivo começam com um ano de antecedência, mas nem sempre se mostraram suficientes para atender à demanda do festival.

A falta de recursos prejudicou significativamente a realização do evento em 2023, causando prejuízos não apenas à organização, mas também aos artistas e fornecedores que contavam com a programação para este mês de outubro.

Paula em nome da Pau Viola lamentou os impactos negativos dessa situação e espera que a beleza natural da região e os atrativos do feriado prolongado possam compensar a ausência do festival.

No entanto, a produção do Festival de Lençóis enfatiza que as negociações para viabilizar o evento musical em 2024 continuam firmes com o profissionalismo da Pau Viola e o comprometimento cultural com a continuidade do evento.

O que precisa para acontecer a próxima edição?

Paula Resende, da Pau Viola Produções é uma entusiasta da produção cultural baiana e confirmou que sempre foi uma honra realizar o evento desde sua fundação.

Paula a responsável pela criação, captação e execução do mesmo. Quanto à crise deste ano, ela explica ao Guia Chapada Diamantina que a receita do festival depende exclusivamente de patrocínios, e que a arrecadação não foi suficiente para a edição prevista para outubro.

“O evento, que é calendarizado, poderá continuar ocorrendo desde que haja interesse da cidade e da prefeitura. Não foi em 2023, mas pode ser em 2024”, estima Paula.

O Festival de Lençóis, apesar dos desafios enfrentados, mantém a esperança de retornar em breve e continuar promovendo a cultura e a música na agenda cultural de uma das cidades históricas mais tradicionais e efervecentes da Bahia.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!