Notícias

Chapada Diamantina está entre os melhores destinos LGBTQIA+ de 2024

A Chapada Diamantina é um dos destinos nacionais que despontam entre os melhores do país para a comunidade LGBTQIA+ visitar em 2024! Classificada como “Melhor Destino para Aventura/Outdoor”, a Chapada Diamantina está acompanhada de outros quatro destinos nacionais contemplados no ranking: Jalapão (TO), Bonito (MS) e São Paulo (SP).

Esse ranking faz parte da 3ª edição do Prêmio Viaja Bi!, divulgado em janeiro e que elegeu os melhores destinos mundiais para a comunidade a partir dos votos de um júri especializado.

Foto: Agência Altitude Latitude

As categorias vão de encontro com tendências do setor: uma pesquisa da Fundação IGLTA (Associação Internacional de Viagens LGBTQ+) encomendada pelo Airbnb em outubro do ano passado revelou que mais de 80% dos entrevistados brasileiros que fazem parte da comunidade planejam viajar mais de duas vezes durante 2024 e que 75% levam em consideração o preço acessível do destino.

Chapada Diamantina, Melhor Destino para Aventura/Outdoor

Subindo da 8ª posição para o topo da lista, a Chapada Diamantina, representou o Brasil como destino para curtir ao ar livre ou para prática de atividades de aventura. Bonito, no Mato Grosso do Sul, que figura entre as principais indicações de diversas categorias, ficou em segundo lugar. Internacionalmente, a Nova Zelândia saiu do 5º lugar, que dividia com a Islândia, ultrapassou Argentina e Chile e ficou com a medalha de bronze.

Leia também: 6 novidades da nova edição do Guia Chapada Diamantina

“Esse prêmio é muito importante para o nosso destino porque destaca o reconhecimento internacional da beleza e das oportunidades de aventura que oferecemos. Ao subir para o topo da lista, a Chapada Diamantina reforça seu potencial como um destino turístico de destaque no meio de aventura. Isso não apenas aumenta a visibilidade da região, mas também incentiva o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico local. Uma escolha acertada para quem busca paisagens deslumbrantes e atividades emocionantes” comenta Branca Resende, diretora do Guia Chapada Diamantina.

Turismo de diversidade na Chapada Diamantina

Diversidade é uma palavra que define o quanto cada sociedade do mundo é culturalmente plural. Pessoas com mobilidade reduzida, idosos, pessoas com crianças e com pets são turistas que devem ser escutados, acolhidos e atendidos com segurança. O mesmo podemos dizer das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Além disso, alguns empreendimentos são gay friendly e oferece momentos relaxamento e liberdade para este público. É o caso da Choperia Catingueiro, em Lençóis, e da hospedagem Villa Barriguda, em Campos de São João.

Villa Barriguda, em Campos de São João, hospedagem gay friendly na Chapada Diamantina

Todos os gêneros e orientações sexuais são bem-vindos e devem ocupar os lugares da Chapada Diamantina com liberdade e respeito. Comunidades locais têm sido acolhedoras com pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transsexuais. Ainda que cidades do interior sejam vistas por muitas pessoas como historicamente conservadoras, seus habitantes muitas vezes são abertos às diferenças e novas conexões com turistas que procuram liberdade de expressão.

Conheça os melhores destinos LGBTQIA+ para 2024 segundo o Prêmio Viaja Bi!

Prêmio Viaja Bi 2024

Melhor Destino Brasileiro: São Paulo (SP)
Melhor Destino para Trabalhar: São Paulo (SP)
Melhor Destino Sustentável: Bonito (MS)
Melhor Destino para Aventura/Outdoor: Chapada Diamantina (BA)
Melhor Destino de Beleza Natural: Jalapão (TO)
Melhor Destino Internacional: Berlim (Alemanha)
Melhor Destino para Festas e Baladas: Berlim (Alemanha)
Melhor Destino para Casais: Curaçao (Caribe)
Melhor Destino para Viajar Solo: Nova York (Estados Unidos)
Melhor Destino Cultural: Nova York (Estados Unidos)
Melhor Destino para Viagem em Família: Orlando (Estados Unidos)
Melhor Destino Gastronômico: Paris (França)
Melhor Destino Econômico: Buenos Aires (Argentina)
Melhor Destino com Custo-benefício: Tailândia
Melhor Promoção Turística para Viajantes LGBTQIA+: Fort Lauderdale (Estados Unidos)
Destino não LGBT-friendly que vale visitar: Egito

O Júri

Além de Rafael Leick, o júri da edição de 2024 incluiu brasileiros e estrangeiros especialistas em turismo, como Clovis Casemiro, Maartje Hensen, Daniel Nunes, Dirk Baumgartl, Guilherme Dias, Felipe Abílio, Dan Gamboa e Doug Wallace, assim como os casais dos projetos Estrangeira, Viagens Cine, Sala de Embarque, Nomadic Boys e Couple of Men.

Os influencers Klébio Damas, Pedro HMC e Penelopy Jean e os viajantes experientes Adams Souza, Marcelo Darghan, Gilson Garrett e Flávio Santos também foram nomes votantes.

Confira o ranking dos melhores destinos por categoria no site oficial.

Por Redação Flora. 02/02/2024. Foto de capa: Agência Altitude Latitude



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!