Notícias

Boi Estrela de Igatu, na Chapada Diamantina, celebra 18 anos com cortejo e oficinas

O Boi Estrela de Igatu, na Chapada Diamantina, se prepara para comemorar 18 anos de resistência e engajamento comunitário com uma programação ampla para 2024. Mas terá como ápice o dia 21 de janeiro (domingo) com o tradicional cortejo do Boi. Sob o tema “18 anos é Pedra de Responsa”, esta celebração representa muito mais do que um aniversário. Primeiramente, é um manifesto de empoderamento cultural, uma expressão de identidade da comunidade local e uma promessa de continuidade.

Este evento foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. Além da programação de janeiro, prevê uma readequação da sede do Boi e a realização de eventos e oficinas culturais ao longo do ano e que serão divulgados em breve.

Com 18 anos, a saída deste cortejo cultural é uma explosão de cores, criatividade e arte comunitária que já é esperada ansiosamente pela comunidade de Igatu. Além disso, há os visitantes que buscam a charmosa e histórica Vila para apreciar e se divertir com essa manifestação cultural.

Boi Estrela de Igatu
Boi Estrela de Igatu

Direção artística

“É muito significativo ser selecionado como um projeto que prevê continuidade, e assim poder com isso retomar o trabalho social, além do artístico. Por isso, escolhemos o nome 18 anos é Pedra de Responsa”, comentou o diretor artístico do Movimento Boi Estrela, Denny Neves.

Segundo ele, essa é uma alegoria, pois em relação a arquitetura, essa remete à pedra fundamental onde se erguem edificações que são importantes para um lugar: “Por outro lado também é a pedra filosofal dos magos, mestres, religiões afro referenciadas e povos indígenas. Então, a gente tem uma história de extração de diamantes na região e a gente vem mostrando que as verdadeiras pedras preciosas são as pessoas e a cultura desse lugar”.

“Nós queremos fortalecer esse movimento dos bois na região porque ele é multicultural, multirreferencial. Além disso, vamos reverenciar nossos ancestrais e reviver a memória dos Payayás e Tapuias, que são povos originários da Chapada Diamantina. Por isso, teremos durante todos os ciclos de oficinas a presença de lideranças e artistas indígenas, Pajés e Majés que vão trazer seus saberes para fortalecer esse movimento cultural. Vumbora brincar de Boi!”, comemorou Denny.

Programação Boi Estrela de Igatu 2024

Todas as programações previstas são gratuitas. No caso das oficinas, a participação está sujeita a limite de vagas e por isso é necessária inscrição prévia pelo Instagram.

Já no dia 13 e 14 de janeiro de 2024, começam as atividades, com Oficinas de produção de Fantasias e confecção de adereços. No dia 19 de janeiro, é a vez do “Bate Palmas” em celebração ao aniversário do Boi. No segundo dia, haverá a Procissão de São Sebastião e benção dos estandartes. O último dia, traz o tão esperado Cortejo do Boi.

O cortejo

Este ano, o cortejo vai reverenciar as matriarcas de Igatu, pelos becos e vielas, chegando no Teatro de Arena das Estrelas, dando início ao Sarau Muagem do Boi Estrela de Igatu. A abertura fica por conta do Grupo de Teatro Maria Godó e da Banda Preta do Boi Estrela, com fragmentos do seu repertório teatral. Na programação, há também show musical A Menina dos Olhos do Boi, com Calu Manhães e show musical de Junior DuJarro e Forró Queimando em Brasa.

Outro destaque será a presença do Cacique Juvenal Payayá, plantador de sementes e mudas nativas da Caatinga e Cerrado; escritor premiado, poeta, romancista e desenhista. Esse grande artista e expoente do movimento Payayá na Chapada Diamantina já confirmou presença.

Boi Estrela de Igatu
Boi Estrela de Igatu

O projeto “Boi Estrela de Igatu

O projeto “Boi Estrela de Igatu – 18 anos é Pedra de Responsa” foi um dos quatro selecionados na Bahia e o único na região da Chapada Diamantina selecionado para esse edital tão importante para a continuidade dos movimentos culturais. Para a produtora cultural Janaína Nogueira, uma das responsáveis pelo projeto do Boi, “essa é uma grande oportunidade, que abraçamos com alegria e responsabilidade.

Ao longo de todo o ano de 2024 traremos diversas oficinas de formação, incluindo temas como música, dança, tecnologia e cenotecnia, além de dois espetáculos, em Janeiro e em Novembro. Consideramos que a descentralização dos recursos da cultura é crucial para o fortalecimento de pequenas comunidades, a exemplo da Vila de Igatu. Portanto, esperamos que essa iniciativa seja um incentivo para outros movimentos culturais da região”.

Boi Estrela de Igatu
Boi Estrela de Igatu

De acordo com a Funarte, o resultado deste Edital evidencia “trajetórias consistentes, reforçando a importância do fomento à pesquisa coletiva, plural e longeva, para os segmentos artísticos”.

Programação Completa

Todas as programações previstas são gratuitas. Por isso, no caso das oficinas, a participação está sujeita a limite de vagas e, portanto, é necessária inscrição prévia (acesse o Instagram @boiestreladeigatu ).

13/01 – Casa do Boi Estrela de Igatu
14h – Oficina de produção de fantasias e Oficina de confecção de adereços
19h – Reunião para apresentação do projeto ações continuadas edital FUNARTE 2024

14/01 – Casa do Boi Estrela de Igatu
14h – Oficina de produção de fantasias e Oficina de confecção de adereços

19/01 – Praça ou Mercado
20h – Bate Palmas para o Boi no seu aniversário de 18 anos

20/01 – Igreja São Sebastião
16h – Procissão de São Sebastião e benção dos estandartes

21/01 – Vila de Igatu
12h – Feijoada com Senhoras dos Arcos na Horta Combonitária
15h – Concentração para o cortejo do Boi Estrela de Igatu – Casa do Boi
16h – Saída do cortejo pelas ruas e becos de Igatu
19h – Sarau BOI ESTRELA DE IGATU, 18 ANOS É PEDRA DE RESPONSA – Casa do Boi

Serviço

Aniversário Boi Estrela de Igatu – 18 anos é Pedra de Responsa
Quando: 13 a 21 de janeiro de 2024
Onde: Vila de Igatu , Andaraí, Chapada Diamantina – Bahia
Mais informações e inscrição nas oficinas : Instagram @boiestreladeigatu



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!