Notícias

2ª edição do Encontro Raízes de Ibicoara busca apoio de pessoas doadoras

Antônio Laranjeira – 14 de setembro de 2023

A programação de três dias promete aproximar turistas e comunidades rurais locais. Saberes e fazeres da cultura no sul da Chapada Diamantina que contam com a doação para acontecer.

O evento “II Encontro Raízes de Ibicoara, Celebrando a Cultura Camponesa: Parteira, rezadeiras(os), raizeiros(as) e benzadeiras(os)” convida ao público e conta com o apoio coletivo para realizar a sua segunda edição nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2023.

Desde 2020 o Movimento Curador tem promovido em Ibicoara a interação entre parteiras, rezadeiras, raizeiras e representantes da cultura camponesa, por meio de oficinas, vivências e caminhadas, visando à troca e o repasse de saberes tradicionais de forma gratuita para a comunidade.

O Encontro também tem como objetivo principal fomentar a discussão e a articulação política dos mestres tradicionais nas instâncias institucionais, como Saúde e Educação, com o propósito de valorizar e reconhecer sua contribuição para a saúde e saber comunitário.

Celebrando a cultura e a tradição popular por meio de apresentações da tradição cultural local, promovendo à valorização e o reconhecimento da importância desses saberes na identidade e no desenvolvimento da comunidade – como foi na primeira edição.

Fotos: I Edição do Encontro Raízes de Ibicoara

Cocriado em abril de 2022, o “I Encontro Raízes de Ibicoara” aconteceu na comunidade rural do Campo Redondo (Ibicoara), conhecida por suas belezas naturais e sua diversidade cultural. Durante a primeira edição foram conduzidas 11 oficinas, 8 vivências, 3 rodas de diálogo, caminhadas de reconhecimento de plantas medicinais, benzimentos, troca de sementes, além de apresentações culturais e uma exposição fotográfica.

“Acreditamos na potência da oralidade, proporcionando a troca de saberes tradicionais de maneira simples e honesta, correndo na contramão do projeto civilizatório eurocêntrico e colonial. Dando voz a quem sabe, com uma escuta respeitosa e devocional, comentam as pessoas organizadoras do Encontro.

Ao longo de três dias a primeira edição estima-se que aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes, transitando e participando ativamente das atividades promovidas no âmbito do Encontro de forma gratuita.

Colabore com qualquer quantia em dinheiro – você ainda concorre ao sorteiro de R$ 15 mil pela plataforma de doações Vakinha.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!