Sem categoria

VIII Curso de Sistemas Agroflorestais

No curso de Sistemas Agroflorestais, você irá  aprender os princípios básicos da agrofloresta e botar a mão na massa, participando de um ciclo completo de plantio no Reservado Cajuzeira, uma fazenda linda, cheia de verde, pássaros, pomares e animais, na área rural da bela cidade de Lençóis.

Foto: Açony Santos

O que é sistema agroflorestal?
“Um sistema que pode oferecer mais produção, com melhor qualidade e menor risco à saúde e à natureza, além de enriquecer os ecossistemas a partir da produção de alimentos. Estes, pra mim, são os conceito-chave dos sistemas agroflorestais” Explica Felipe Caltabiano, o facilitador do curso.
O sistema agroflorestal é um sistema ancestral de uso da terra que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando às outras, sem problemas com “pragas” ou “doenças”, dispensando o uso de venenos. Nas agroflorestas encontramos uma mistura de culturas anuais, árvores perenes e frutíferas e leguminosas, além de criação de animais e a própria família de agricultores, em uma mesma área.Estes sistemas são aplicáveis em qualquer escala de produção, desde os pequenos agricultores – para subsistência, até escalas comerciais. Estas técnicas resgatam as formas remotas de agricultura, que defendem o respeito às características climáticas, às plantas nativas, à biodiversidade e a todos os recursos hídricos. Por isso, o curso é um convite a todas as pessoas que querem ver um mundo melhor nos próximos dias, meses e anos para si mesmo, para seus familiares e para todos.

Foto: Júlia Griebel

A vivência serve também como um despertar para quem deseja se aproximar da terra e da natureza.
O curso é 80% prático, para que você possa realmente experienciar a agrofloresta do plantio até o manejo. Após o curso, os participantes poderão aplicar diversas técnicas em sua propriedade ou seu jardim e, ainda, aperfeiçoar a sua produção de alimentos, melhorando seu solo e sua qualidade de vida.

Foto: Júlia Griebel

Tópicos abordados no curso
– Otimização de recursos e energia: a estratégia da vida para enriquecimento de ecossistemas;
– Estratificação e sucessão de espécies: ferramentas para consórcios de plantas;
– A produção de alimentos como ferramenta para regeneração de solos e ecossistema;
– Poda de árvores e enriquecimento de pomares;
– E muuuito trabalho prático!

Reflexões abordadas no curso
– A produção de alimentos pode ser a nossa maior aliada na regeneração e no enriquecimento ambiental;
– as florestas podem e devem fazer parte dos nossos sistemas produtivos, produzindo grande variedade de recursos, de alimentos à matérias para construção e medicinas;
– O trabalho dos ser humano deve ser criativo e deixar um saldo energético positivo no local trabalhado.

Sobre o Reservado Cajuzeira
Espaço de coexistência harmoniosa entre natureza e seres humanos. Na estrada para Comunidade Quilombola do Remanso, a 15 km de Lençóis, a fazenda oferece hospedagem, cursos e formação continuada em Sistemas Agroflorestais, programas de cooperação e eventos de arte e cura. Trabalha também com processamento de alimentos como geleia, licores, azeite de dendê e outros.

Foto: Açony Santos

Foto: Açony Santos

Foto: Açony Santos

Sobre o instrutor

Foto: Açony Santos


Felipe Caltabiano é Engenheiro Agrônomo, produtor rural e consultor. Há mais de 9 anos trabalha com sistemas agroflorestais, tendo estudado com Ernst Götsch e Juã Pereira e, portanto, baseando seu trabalho nos princípios da Agricultura Sintrópica. Como produtor rural e consultor, sempre trabalhou com sistemas agroflorestais, com foco em produção de hortaliças, frutas e aves.

SERVIÇO
Evento: VIII Curso de Sistemas Agroflorestais
Data: 14 a 17 de novembro de 2019
Local: Reservado Agroecológico Cajuzeira, em Lençóis
Contatos: (61) 991762293 (Felipe) 


Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo