Vem aí o Workshop de Turismo de Observação de Aves | Guia Chapada Diamantina - O maior portal de informações e notícias turísticas da Chapada Diamantina.

Notícias

quarta-feira, 9 maio, 2018 às 16:01 | Atualizado em: 11 maio, 2018 às 14:39

Vem aí o Workshop de Turismo de Observação de Aves

De 01 a 03 de junho, Mucugê será sede de mais um belo evento!


Thais de Albuquerque


De 01 a 03 de junho, a cidade de Mucugê será sede do Workshop de Turismo de Observação de Aves. Também conhecida como birdwatching, a observação de aves é uma atividade de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. É um tipo de ecoturismo que favorece tanto os praticantes quanto a natureza, pois colabora com a preservação dos animais e seu entorno. “A  atividade vem crescendo no Brasil por causa do seu grande número de espécies, aproximadamente 1900. Só na Bahia, são cerca de 850 espécies de aves e a Chapada Diamantina é um local fantástico para prática, pois além da diversidade, oferece muitos atrativos naturais, para completar a experiência!” comenta Thalison Ribeiro, guia de turismo, fotógrafo e observador de aves.

Clique para ver opções de hospedagem, agências de turismo, restaurantes e lojas em Mucugê.

O evento tem também o objetivo promover a troca de conhecimento entre guias e observadores de aves regionais, unificando ideias e agregando valor ao ramo do turismo de observação de aves.

Biodiversidade
A  Chapada Diamantina é reconhecida mundialmente pela riqueza de sua fauna e flora. Sua biodiversidade, com ampla variedade de animais, espécies endêmicas e dezenas de unidades de conservação, impressiona  até os especialistas!
Segundo Cezar Neubert Gonçalves, doutor em Botânica, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são cerca de 440 espécies de plantas endêmicas e 70 espécies de animais endêmicos na Chapada Diamantina.

Beija-flor-gravatinha-vermelha (Augastes lumachellus)
Exclusivo da Chapada Diamantina, é, sem dúvida, o pássaro mais famoso da região, segundo o biólogo Roberto Rodrigues. Tem cerca de nove centímetros de comprimento e apresenta uma mancha vermelha brilhante no pescoço, que se parece com uma gravata. Habita áreas superiores a mil metros de altitude, como o topo do Pai Inácio.

beija-flor-de-gravata-vermelha | Foto: Thalison Ribeiro

Papa-formiga-do-Sincorá (Formicivora grantsaui)
Mede 12 cm de comprimento. Segundo o Cômite Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), essa espécie é descrita a partir de uma série de espécimes coletados no Vale do Rio Cumbuca, em Mucugê, e áreas adjacentes.

papa-formiga-do-sincorá (Formicivora-grantsaui) | Foto: Thalison Ribeiro

Beija-flor-marrom (Colibri delphinae greenewalti)

Pode ser encontrado nos Gerais do Rio Preto em Mucugê.

beija-flor-marrom (Colibri Delphinae) | Foto: Thalison Ribeiro

beija-flor-marrom (Colibri Delphinae) | Foto: Thalison Ribeiro

Saiba mais sobre a biodiversidade da Chapada aqui.

Confira a programação do evento

Dia 01 de junho (sexta-feira)
16h00 – Credenciamento
16h10 às 18h00 – POR QUE OBSERVO AVES? UMA ABORDAGEM DE TURISMO SUSTENTÁVEL, CONSERVAÇÃO E CIÊNCIA CIDADÃO, com Guto Carvalho – Comunicador, Observador de aves e Organizador do maior evento sobre Observação de Aves da América Latina
18h00 – Coquetel

Dia 02 de junho (sábado)
05h30 às 09h00 – Visita de campo – passarinhada
09h00 às 11h00 – Intervalo para café
11h00 às 12h00 – AVES DE SÃO DESIDÉRIO, A DIVERSIDADE DE AVES NO OESTE BAIANO, com Luiz Trinchão – Guia de observação de aves, Educador e Técnico Ambiental
12h00 às 14h00 – Intervalo para Almoço
14h00 às 14h30 – TURISMO E AVES DE BOA NOVA, com Josafá Almeida – Guia de Observação de aves de Boa Nova
14h30 às 15h00 – TURSIMO E AVES EM POÇÕES, com Mateus Gonçalves – Guia de Observação de aves de Poções
15h00 às 15h30 – TURISMO DE BIRDWATCHING E AS AVES DE MUCUGÊ, com Thalison Ribeiro – Guia de Observação de aves de Mucugê
15h30 às 16h00 – TALK SHOW SOBRE DIVERSIDADE DE AVES DA BAHIA E EXPERIÊNCIA DOS GUIAS com:
Josafá Almeida – TURISMO E AVES DE BOA NOVA
Mateus Gonçalves – TURSIMO E AVES EM POÇÕES
Thalison Ribeiro – TURISMO DE BIRDWATCHING E AS AVES DE MUCUGÊ
16h00 às 16h30 – Coffee-Break
16h30 às 18h00 – OBSERVAÇÃO DE AVES NO ESTADO DA BAHIA, com Osmar Borges – Analista ambiental da Estação Ecológica Raso da Catarina. Membro do COA-BA e pesquisador sobre Observação de aves e turismo.

Dia 03 de junho (domingo)
05h30 às 09h00 – Visita de campo – passarinhada
09h00 às 10h30 – Intervalo para café
10h30 às 12h00 – HISTÓRIA DA OBSERVAÇÃO DE AVES EM BOA NOVA – BA, com Edson Luiz – Educador e observador de aves que participou de projetos de conservação e educação ambiental pela SAVE
12h00 – Encerramento

Inscrições
O valor da inscrição é de R$ 100,00 e deve ser feita no site do evento, após o preenchimento da Ficha de Inscrição. O pagamento pode ser através de depósito, boleto bancário ou cartão de crédito.



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo