Respirar ar puro, curtir o silêncio, sentir o cheiro de terra molhada e da lenha queimando nos fogões, comer as frutas direto no pé, ouvir histórias e dormir sob o céu estrelado… Fugir da rotina da cidade grande e aproveitar a paisagem rural é um privilégio no mundo atual.

Interagir com a comunidade local, participar de suas festas tradicionais, desfrutar da hospitalidade e do aconchego nas propriedades, conviver com as tradições do interior, vivenciar novas experiências, buscar novos conhecimentos, descansar física e mentalmente e adquirir produtos típicos. Tudo isso também é possível na Chapada Diamantina!

São roteiros que abrangem passeios a fazendas, muitas delas de agricultura familiar. Algumas visitas incluem almoço, com degustação de receitas caseiras, banho de rio e caminhadas ao ar livre.

Com certeza sua bagagem retornará repleta de conhecimento! Veja abaixo algumas fazendas abertas à visitação:

 

Fazenda Pousada Vaccaro, em Rio de Contas.
É uma fazenda produtiva com fruticultura, criação de animais e a produção artesanal da famosa cachaça premiada Serra das Almas. Lá, você pode conhecer o processo de produção da bebida e curtir diversas opções de lazer como banho de rio, passeio a cavalo, tirolesa, um pequeno parque infantil, salão de jogos e campo de futebol.
O local dispõe de 5 suítes que ficam nas copas das árvores e precisam de reserva prévia pois estão sempre cheias aos finais de semana. Também tem área de camping para até 50 pessoas e restaurante a quilo com fogão a lenha.
A fazenda trabalha com esquema de Day Use, no qual se paga uma taxa de uso do espaço, que inclui todas as atividades recreativas, almoço e passeio pelo alambique.
Aos domingos e feriados, tem som ao vivo.

Contatos: +55 (77) 3475-2476 / +55 (77) 98152-3552 | vaccaro@serradasalmas.com.br | www.serradasalmas.com.br

guia-chapada-diamantina-fazenda-vaccaro

Fazenda Vaccaro.

 

Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, em Lençóis.

A 40 km de Lençóis, o lugar é a porta de entrada para a Cachoeira do Mosquito e um dos únicos da Chapada Diamantina com acessibilidade para cadeirantes, que podem avistar a queda d’água a partir de um mirante. Vale a pena saborear o almoço caseiro no restaurante, com alimentos cultivados na horta da própria fazenda.

Contato: +55 (75) 3334-1231

guia-chapada-diamantina-fazenda-sto-antonio-mosquito

Fazenda Santo Antônio. Fotos Caiã Pires.

 

Sítio Monte Alegre, em Ibicoara

Funciona como um centro de bioconstrução e agrofloresta seguindo os ensinamentos de Ernst Gotsch, entre outros cursos de energia voltática, teto verde, etc.
Entre as atividades oferecidas, tem também visitas guiadas e possibilidade dos visitantes participarem da rotina do sítio. O Monte Alegre oferece um sistema de voluntariado voltado para estudantes e interessados em viver da agricultura.
O sítio dispõe de um chalé com cama de casal e banheiro, um quarto comunitário para até 7 pessoas, área para camping e cozinha comunitária.
Tem também um restaurante que serve comidas regionais com várias opções vegetarianas, usando produtos orgânicos da produção do Sítio Monte Alegre e de pequenos agricultores locais.

 

guia-chapada-diamantina-monte-alegre

Sítio Monte Alegre. Fotos: Acervo do Sítio.

Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã.

Produtora do Café Gourmet Piatã, a fazenda oferece aos visitantes a oportunidade de ver as plantações, conhecer a história do café, entender o processo da planta até xícara, terminando o dia com a degustação de um delicioso cafezinho, que também pode ser comprado “direto na fonte”.
Caso a visita aconteça durante os meses de colheita (entre junho e setembro), é possível acompanhar o processo de despolpamento, secagem, a torra e o envazamento do produto.
A fazenda não oferece hospedagem, somente visitação durante o dia, que deve ser agendada previamente.

Contatos: Michael e Patrícia 71 991467632 ou 71 99969 2381  |  cafegourmetpiata@hotmail.com

guia-chapada-diamantina-fazenda-divino-espirito-santo

Fazenda Divino Espírito Santos. Fotos: Divulgação.

Fazendinha & Tal Alambique, em Lençóis.

A Fazendinha & Tal, próximo a Lençóis, é um lugar onde o turista, além de degustar a cachaça artesanal e conhecer a sua produção, pode jogar vôlei, passear a cavalo ou de charrete. Os animais do lugar (patos, galinhas e bezerros) recepcionam os visitantes em bandos. O local é ótimo para contemplação, para ficar na beira do rio, balançar-se na rede e até ler um livro em meio à bela paisagem e ao som dos pássaros. As fartas refeições típicas da fazenda também estão inclusas no passeio. Também é possível se hospedar na Fazenda.

Contatos: +55 (71) 98608-8352 | hospedariafazendinhaetal@gmail.com

guia-chapada-diamantina-fazendinha-edu

Fazendinha. Foto: Branco Pires.

 

Fazenda Riachinho, no Vale do Capão – Palmeiras.

A Fazenda Riachinho, no Vale do Capão, tem localização privilegiada a poucos metros da Cachoeira do Riachinho. Voltada para a plantação de alimentos agroecológicos, como café, cogumelos e verduras, oferece também turismo pedagógico, através de vivências em agroecologia, e recebe crianças no período das férias escolares para acamparem no local e praticarem atividades ao ar livre com conceitos sustentáveis. O espaço também dispõe de hospedagem participativa, em que os visitantes podem aprender e ajudar na produção da fazenda em troca de refeição e estadia.

Contatos: +55 (75) 3344-1155 | riachinho.chapadadiamantina@gmail.com

Riachinho. Fotos: Divulgação.

Riachinho. Fotos: Divulgação.

 

Fazenda Terramater, em Ibicoara

Aqui, a recepção é mais direcionada a estudantes e interessados em agroecologia e cultivo biodinâmico, a fim de conhecer o sistema agroflorestal de plantio, com destaque para o café especial e as hortaliças. Também é possível se hospedar no próprio local e conviver mais de perto com o ritmo campestre.

Contatos: +55 (77) 9127-6706 / 9102-4517 | comunidadeterramater@gmail.com | www.terramater.zip.net

Fazenda Terra Mater. Fotos: Google.

Fazenda Terramater. Fotos: Google.

Reservado Agroecológico Cajuzeira, em Lençóis.

O espaço tem criação de galinhas, pavões e porcos, e desenvolve atividades agroecológicas com o apoio de cooperantes, que podem morar e trabalhar na fazenda.
Oferece atividades relacionadas ao dia a dia, trabalho rural nos Sistemas Agroflorestais, cuidado com os animais, plantio, poda, processamento de produtos como confecção de geleia, licores, azeite de dendê e outros.
A hospedagem acontece em uma casa com cinco quartos, além de outros dois quartos externos e área para camping.
A agenda do Reservado inclui curso de Agroecologia e Agrofloresta Sintrópica, que acontece sempre no Carnaval, o Samba do Mato, dia 21 de abril e em outras datas, tem o famoso Caruru, em comemoração a São Cosme e Damião, além de oficinas e cursos de arte, dança e música.

Contatos: +55 75 99976 7973 / 98369 6492 | carolespeciarias@gmail.com | www.reservadoagroecologicocajuzeira.wordpress.com

Guia-chapada-diamantina-reservado-agroecologico-cajuzeira

Reservado Agroecológico Cajuzeira. Fotos: Acervo.

  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo