Notícias

sexta-feira, 10 novembro, 2017 às 10:36 | Atualizado em: 26 novembro, 2017 às 18:18

Ressonar chega à décima edição

De 2 a 11 de janeiro, o festival de música eletrônica da Chapada Diamantina aguarda 1,5 mil pessoas em Piatã.


Redação Flora


guia-chapada-diamantina-ressonar-festival-2

 

Há 10 anos, a primeira lua cheia do ano é comemorada na Chapada Diamantina com música, arte, expressão e união. É o Ressonar Festival, uma celebração que conecta pessoas de muitas culturas, vindas de diversas partes do mundo para uma experiência em meio à natureza, compartilhando a cultura alternativa, a música e a vida consciente.

guia-chapada-diamantina-ressonar-festival-4fotos

Registros do Ressonar Festival. Créditos: divulgação.

Planeje sua viagem com o Guia Chapada Diamantina #7.

Por ser uma edição comemorativa, o Ressonar 2018 terá 10 dias de duração, de 2 a 11 de janeiro, em Piatã, ao sul da Chapada Diamantina (a 590 km de Salvador, 330 km de Vitória da Conquista e 190 km de Lençóis).

Encante-se com Piatã, a cidade mais alta do nordeste / O que fazer em Piatã / Conheça a rota do café de Piatã

O Ressonar sempre acontecia em Lençóis, mas desde a última edição, em 2017, houve o deslocamento para a Fazenda Vila Gerais, em Piatã (situada a 17 km do centro da cidade), buscando um ambiente mais adequado para as vivências e cursos, além de um ambiente maior e mais confortável para as áreas de camping.

guia-chapada-diamantina-ressonar-festival-3fotos

Paisagens de Piatã. Créditos: divulgação.

Público e Estrutura
Em 2017 o público foi de 1.000 pessoas e a expectativa é que o festival receba quase o dobro de pessoas em 2018.
O evento conta com áreas de camping e estacionamento, palcos de música e performance, áreas destinadas para aula e oficinas, praça de alimentação, mercado de artesanatos e produtos úteis, posto médico e posto de informações.

Programação
A programação é dividida em duas partes: nos primeiros dias acontecem palestras, vivências e oficinas de diferentes temas como alimentação, bioconstrução, agrofloresta, biodança e teatro. Nas últimas 4 noites, as pistas de música são abertas e ocorrem apresentações artísticas.

Como chegar e excursões
A organização disponibiliza uma lista de locais de onde sairão excursões vindas de várias regiões do país, inclusive do Universo Paralello, outro festival que acontecerá durante a virada do ano, no litoral baiano.

Sobre o Ressonar
“O Ressonar é inspirado no Fusion, um festival conceituado da Alemanha”, conta o organizador do evento, Uirá Meneses. Filho de um produtor de festivais de rock que hospedou Janis Joplin em sua visita à praia de Arembepe, nos anos 1970, Uirá está levando adiante a tradição paterna. “Estamos nos consagrando como uma referência no universo dos festivais de música alternativos. Vamos receber um público com pessoas de mais de vinte nacionalidades, inclusive famílias”, ele conta.
Produzido a cada ano na lua cheia de janeiro, o Ressonar nasceu de uma rede de conhecidos grupos de artistas, místicos, ambientalistas e realizadores que juntando seus ideais e fantasias decidiram criar um festival na Chapada Diamantina.

guia-chapada-diamantina-ressonar-9

Registros do Ressonar Festival. Créditos: divulgação.

“Emancipação” é o lema da próxima edição do Ressonar, no sentido de amadurecimento da organização e da experiência que ele pretende proporcionar ao público, superando obstáculos como longas distâncias e a mudança de local. “Os moradores de Piatã receberam bem o festival e foram muito acolhedores com os ressonantes na última edição”, lembra Uirá.

Sustentabilidade
A responsabilidade ecológica é uma das prioridades da organização, que promove iniciativas como a instalação de banheiros secos e cercas ecológicas no local, distribui canecas recicláveis durante o evento e conta com o trabalho da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) para combater incêndios florestais na região. “Piatã é uma área de nascentes, com extrema relevância ambiental, por isso adotamos essas medidas como regra para o festival”, explica Uirá.

Ingressos e valores
Os bilhetes, que começaram a ser vendidos em março deste ano, já estão no terceiro lote. A venda online acontece no site do evento, onde é possível comprar pelo Pag Seguro e PayPal, além de postos de vendas espalhados por todo o Brasil (veja a lista dos pontos de venda também no site).

A programação completa e o line-up da pista principal, divulgaremos em breve. Fique ligado!

Serviço
Evento: Ressonar Festival, décima edição.
Data: 2 a 11 de janeiro de 2017
Local: Piatã
Venda de ingressos online aqui. Mais informações aqui.

Informações à imprensa
Hermes Comunicação, falar com Bruno Cirillo
Tel: +55 11 97441-0025
E-mail: cirillo7@hotmail.com



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo