Notícias

terça-feira, 7 agosto, 2018 às 16:18 | Atualizado em: 10 agosto, 2018 às 17:39

Repórter José Raimundo visita a Chapada Diamantina

Confira o atrativo visitado pelo jornalista da Globo


Thais de Albuquerque


José Raimundo, o repórter da Rede Globo com maior experiência em coberturas no Nordeste, esteve mais uma vez na Chapada Diamantina. Ele e sua equipe visitaram o Sítio Arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, acompanhados do professor e pesquisador Carlos Etchevarne, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

José Raimundo em visita à Serra das Paridas. Foto: Renato Hayne

José Raimundo entrevistando o pesquisador Carlos Etchevarne. Foto: Renato Hayne

José Raimundo em visita à Serra das Paridas. Foto: Renato Hayne

José Raimundo em visita à Serra das Paridas. Foto: Renato Hayne

José Raimundo com Renato Hayne, administrador do Sítio Arqueológico Serra das Paridas. Foto: Renato Hayne

 

A Serra das Paridas
Um complexo arqueológico formado por 18 sítios, onde é possível ver centenas de desenhos com idade estimada de 8 mil anos, segundo especialistas.
O local é considerado o mais estruturado do estado para receber turistas. Lá as pinturas, que estão abertas para visitação, estão estabelecidas em quatro áreas. Em todas elas existem testemunhos gráficos em diversas situações e períodos diferentes, que representam pessoas, animais e figuras geométricas. Todas bem curiosas, que vão desde o parto de uma mulher de cócoras (daí o nome do lugar) até animais pré-históricos que parecem extraterrestres.

Para conhecer o sítio é necessário estar acompanhado de uma agência de turismo ou de um guia de turismo que tenha participado de seminário específico sobre a Serra das Paridas. A compra do voucher deve ser antecipada, que é encontrado nas agências de turismo de Lençóis. A agência Volta ao Parque, por exemplo, oferece um roteiro que inclui a visita à Cachoeira do Mosquito, na Fazenda Santo Antônio, que também foi visitada por José Raimundo.

A figura que se parece com um ET é a figura mais famoso da Serra das Paridas. Foto: Caiã Pires

 

Visitação às pinturas rupestres na Serra das Paridas. Foto: Thais de Albuquerque

Cachoeira do Mosquito e Fazenda Santo Antônio, que oferece almoço com comida caseira. Fotos Caiã Pires.

José Raimundo na Chapada Diamantina
Nascido em Riachão do Jacuípe, interior da Bahia, o jornalista é sertanejo e fã declarado desta área. Conhece o Vale do Rio São Francisco como a palma de sua mão, já que realizou três importantes reportagens sobre o local.
Na Chapada Diamantina, ele já esteve algumas vezes e durante uma de suas visitas em 2015, esteve em nossa redação, esbanjando simpatia.

Jornalista José Raimundo em visita à redação do Guia Chapada Diamantina, em 2015, ao lado de Branca Pires, diretora da Flora Comunicação. Foto: Acervo

Saiba mais sobre as pinturas rupestres da Chapada Diamantina

Saiba mais sobre a Serra das Paridas

 



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo