Notícias

segunda-feira, 18 dezembro, 2017 às 11:38 | Atualizado em: 18 dezembro, 2017 às 14:04

Confira a programação integrativa no Ressonar Festival

Além da música eletrônica, o Ressonar traz vivências de dança, arte, circo e muito mais!



A 10ª edição do Ressonar, que vai acontecer de 2 a 11 de janeiro em Piatã, faz parte do circuito de música que eletrifica a Bahia no fim do ano, atraindo uma legião de fãs de trance. Na programação musical, está o australiano Kalya Scintilla, em turnê mundial, que vem para o Brasil após uma série de shows nos Estados Unidos e Canadá. Os DJs Naked Tourist e Aodioiboa, da Alemanha, e Nadav Nagon, de Israel, são os headliners do Ressonar.

Encante-se com Piatã, a cidade mais alta do nordeste / O que fazer em Piatã / Conheça a rota do café de Piatã

Mas não só de música eletrônica é feito o Ressonar. A programação do festival é dividida em duas partes: nos primeiros dias acontece a  Programação Integrativa, chamada Astral Zone, com palestras, vivências e oficinas de diferentes temas como vivencias de imersão pessoal, bioconstrução, agrofloresta e conversas sagradas.

Leia também: Ressonar chega à décima edição.

 

Aqui, você vai saber tudo sobre o Astral Zone, que contará com 3 áreas: Espaço Kids, Salão da Mata e A Oca. Confira!

Planeje sua viagem com o Guia Chapada Diamantina #7.

Espaço Kids

De 03 a 10/01, das 8 às 12h e 15 às 18h, as crianças poderão brincar, criar e interagir por meio de diversas atividades artísticas, culturais e circenses:

  • Atividades lúdicas com teor cultural para crianças de todas as idades com Camila Varela, do Grupo Mimo de Mãe, de Brasília;
  • Dinâmicas Corporais Circenses, com Marianita do Circo Sumaimanadas, da Chapada Diamantina para proporcionar uma integração através das artes, trazendo uma dinâmica coletiva e acolhedora para as crianças.  Visa uma experiência lúdica que transmita liberdade e autonomia em uma vivência de auto-conhecimento;
  • Construção de malabares com Marianita Sumaimanadas – Chapada Diamantina;
  • A partir de bases pedagógicas construtivistas e humanistas, trazemos jogos para atores e não atores de Viola Spolin e jogos teatrais de improviso para com crianças de 5 a 10 anos;
  • Contação de histórias, brincadeiras e oficina de bambolê. As atividades começam com alongamentos temáticos ligados a brincadeiras populares estimuladas pela atriz palhaça Tina Carvalho.

Redução de Danos: de 03/01 a 06/01 – plantão 12h. De 06 a 11/01 – plantão 24h

O Coletivo Ar.te.cura é formado por uma equipe de profissionais e estudantes de diversas áreas.

 

Salão da Mata

De 03 a 06/01, o público poderá interagir, aprender e se divertir coletivamente através de vivências artísticas e corporais diversificadas.

Dias 04, 05 e 06/01, das 7h às 9h: Sessões de Tai Chi Chuan com Dieter Herzberg
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Dia 05/01, das 16 às 18h: Banho de Natureza, com Ivna Magalhães 
O Banho de Natureza é uma poética do cuidado que conecta Banhos de ervas, flores e cristais, com sons e palavras de cura. É uma terapia espiritual, afetiva e emocional que busca aproximar o Ser Humano do seu Ser Essencial através de uma experiência de Ser Natureza.

 

Dia 05/01, das 7h às 18h: Vivência do Sagrado Equilíbrio
Tem a intenção de não focar no Sagrado Feminino e nem no Masculino, e sim na harmonia dos dois, em uma vivência de iniciação tântrica. O Tantra é um modo de viver que trás o equilíbrio das energias feminina e masculina, a expansão da  sensorialidade e  desrepressão como pilares. Cada um de nós se torna responsável pela sua própria felicidade. Sem desculpas, olhamos para a vida de uma maneira diferente com leveza e presença. Nós utilizamos das ferramentas do tantra para acessar qualquer pessoa, seja ela familiarizada ou não com o tantra, e proporcionar uma movimentação energética que contribui no seu caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Dias 07 e 09/01, das 16h às 18h: Oficina de Tecido Aéreo
Prática que mistura a dança e a acrobacia com o suporte do tecido de altura. Uma dinâmica e divertida dança que eleva os movimentos, apoiado e sustentado pelo tecido. O corpo dança no ar!

Dia 08/01, das 8h às 12h: Oficinas Criativas
Confecção de bisquis e nós como “ojos de Dios”, macramês e filtros dos sonhos com Caio Augusto de LisboaArteterapia é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica. Na definição da Associação Brasileira de Arteterapia, é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-pessoal. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde.

Dia 09/01 das 8h às 10h: Oficina de Acro-yoga
Prática que mistura o Yoga com a Acrobacia e o Thai Massage. Uma dinâmica e divertida de Yoga que agrega interação com o outro, companheirismo e superação de desafios. Na Acro-Yoga todo movimento corporal também é um movimento nas emoções e na mente. Um jeito divertido de ganhar confiança e consciência em grupo.

Acrobacias solo e no tecido
Com Juan Sebástian –  Colômbia.

A Oca

Momentos de aprendizado, troca, musicalidade. De 03 a 06/01, confira abaixo:

De 03 a 05/01, das 8h às 12h: Atividades Agroflorestais, com Pedro Moretzom

  • Construção de Horta em Espiral com plantas nativas;
  • Cultivo de plantas medicinais nativas;
  • Saneamento Ecológico.

Dia 03/01, das 15h às 16h: Gestão de Festivais em Rede, com o colombiano Juan Sebastian
Fundação GaiaUniãoMAIS, da Colômbia, vem tecendo cultura de rede na América Latina através dos festivais de arte independentes ou festivais “trasformacionais” com a experiência de autogestão para a criação de festivais locais como o Festival da Terra e festivais internacionais como 8000 Tambores pelos Direitos da Natureza.

Dia 03/01, das 16h às 18h: Ritmia Sagrada Afro Americana, com Bel da Bonita
Através do discurso oral e da prática, os participantes terão experiências individuais e em grupo, com instrumentos percussivos e alguns dos ritmos do Candomblé.
Este workshop é um direcionado para todos aqueles que produzem música ou querem conhecer um pouco mais sobre ritmos e ritmias ancestrais.

Dia 04/01, das 15h às 18h: Oficina de moda sustentável, com Vitória Moraes
Através da customização e reaproveitamento de tecidos, é possível elaborar, com criatividade e trabalhos manuais, novas peças de roupas e acessórios personalizadas, cheias de vida e história.

Dia 05/01, das 15h às 17h: Oficina de Construção de Pífanos de PVC, com Caio Augusto de Lisboa 
O pífano é um instrumento de sopro, da família das flautas. Muito tradicional do nordeste do Brasil, seus tocadores, na maioria, são pessoas sem erudição que transmitem a cultura do pífano pela tradição oral – tanto a confecção quanto o repertório, que em geral dispensa partitura, sendo tocado de ouvido.



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo