Notícias

domingo, 16 abril, 2017 às 9:55 | Atualizado em: 16 maio, 2017 às 8:14

Mostra Cine Diamantina leva 60 filmes para cidades da Chapada

Cineastas do grupo Lumbra serão homenageados no evento


Com informações de Assessoria


A Chapada Diamantina vai receber, de 15 de maio a 4 de junho, a mostra cinematográfica Cine Diamantina, que levará 60 filmes em 143 exibições, além de 111 horas de atividades arte-educativas, para as cidades de Andaraí (de 15 a 21 de maio), Mucugê (de 22 a 28 de maio) e para o Capão, em Palmeiras (de 29 de maio a 4 de junho). Toda a programação é gratuita e aberto ao público.

“O Cine Diamantina é o desdobramento do Cine Capão, que desde 2003, leva ao público da Chapada uma programação rica em atividades arte-educativas, além de promover o acesso dos moradores da Chapada Diamantina a mais recente produção baiana e nacional”, explica Marcela da Costa, coordenadora geral do projeto.

 

Guia-Chapada-Diamantina-Cine-Diamantina-Divulgacao

 

HOMENAGENS ESPECIAIS

O evento renderá homenagem ao grupo cinematográfico Lumbra, que agitou a produção artística baiana, principalmente com filmes Super 8, no final da década de 1970 e na década de 1980. Formado por Edgard Navarro, Fernando Bélens, Jorge Felippi, José Araripe Jr., Pola Ribeiro, Moisés Augusto, Ana Nossa, Dinorath do Valle e Henrique Andrade, o coletivo, conhecido por sua inquietude e criatividade, realizou dezenas de filmes, além de diversas intervenções artísticas, influenciando uma geração de cineastas brasileiros.

O Cine Diamantina também destacará a importância da literatura pela ótica do cinema, promovendo a sessão especial Cinema, Literatura e Educação, no dia 29/05, com a presença de Cecília Amado, diretora do filme “Capitães da Areia”. O dia também marcará os 80 anos da publicação do livro homônimo de Jorge Amado.

Ainda na sessão especial, serão exibidos os curtas “Bom dia, Pé de Coco” e “Terra dos Peixes” produzidos pelo Coletivo Cinema e Sal, projeto concebido por Lara Belov. “Com esta parceria, vamos estabelecer uma conexão entre o mar e a montanha”, comenta Gabriela Barreto, cineasta e diretora de produção do Cine Diamantina.

 

SESSÕES TEMÁTICAS

O Curta a Infância! terá um dia dedicado à música, com a parceria especial com o grupo musical “Pequeno Cidadão”, realizado por Arnaldo Antunes, Taciana Barros, Edgard Scandurra, Antonio Pinto e seus filhos. Serão exibidos os clipes musicais de desenho animados. Na sessão, também será exibido o média baiano “A Professora de Música”, de Edson Bastos e Henrique Filho, rodado em Ipiaú e lançado em 2016, que mostra as alegrias e dificuldades de se fazer arte no interior da Bahia.

O desenvolvimento mais sustentável das comunidades da Chapada Diamantina será abordado na Sessão Ecocine, que será sempre acompanhada por um Bate-Papo Ecológico, tratando das questões sobre os malefícios do uso de agrotóxicos, da importância das águas, do manejo agroecológico e da agricultura familiar.

A sessão Cine Baiano exibirá curtas e longa metragens produzidos na Bahia que tiveram destaques no cenário nacional e internacional. Filmes recentes, ainda em cartaz nos cinemas, como “Jonas e o Circo Sem Lona” de Paula Gomes, “Axé: canto de um povo de um lugar”, de Chico Kertesz, “O Cinema foi à Feira”, de Paulo Hermida, e filmes premiados como “Travessia”, de João Gabriel, “Tropykaos”, de Daniela Lisboa, e “A Noite Escura da Alma”, de Henrique Dantas, estarão presentes na mostra.

“A nossa intenção é destacar os filmes baianos, fortalecendo o atual cenário de efervescência da sua produção que atualmente conta com 5 filmes em cartaz a nível nacional, fazendo a ponte entre as salas de cinema e as comunidades interioranas deslocadas dos polos de difusão” por Solange Lima, produtora executiva do Cine Diamantina.

O Cine Nacional traçará um panorama dos filmes brasileiros com grande reconhecimento de público, como “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, e premiação em festivais de cinema, como “Aquarius” de Kléber Mendonça, “Era o Hotel Cambrigde”, de Eliane Caffé, “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Nesta sessão, também merece destaque três cinebiografias: “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga, “Elis” de Hugo Prata, e “Joaquim”, de Marcelo Gomes.

 

OFICINAS

As crianças do Ensino Fundamental I, entre 6 e 10 anos, participarão de um turno cheio de atividades com exibição de filmes no Curta a Infância! e brincadeiras tradicionais e contemporâneas na Oficina Brincança, ministrada por Lia Mattos. A oficina busca uma aproximação das crianças com a população idosa, por meio de histórias e lembranças da infância de cada localidade.

Oficina Brincança, ministrada por Lia Mattos. | Foto: Alexandre Bosso

Oficina Brincança, ministrada por Lia Mattos. | Foto: Alexandre Bosso

Cine Diamantina também oferece durante o evento a Oficina de Grafite com artista plástico Eder Muniz reconhecido internacionalmente, de 15 a 21 de maio, em Andaraí. Muniz é autodidata, e tem seu estilo reconhecido nas ruas e exposições em Salvador, com trabalhos nos Estados Unidos e Itália. Suas obras têm como característica principal a ligação do ser humano com a natureza.

Durante o curso, os alunos conhecerão um pouco da história do grafite, desde a pintura rupestre até o grafite reconhecido e seu papel nas grandes cidades. Diversas técnicas, como desenho com lápis, tinta guache, stencil e spray com recursos de tinta acrílica serão trabalhadas com os alunos. No final da oficina, os alunos participarão da pintura coletiva de um muro de 25 metros, em praça pública, que ficará como legado artístico do projeto para a cidade.

Artista plástico Eder Muniz. | Foto: Raphael Müller

Artista plástico Eder Muniz. | Foto: Raphael Müller

Um filme de curta-metragem, rodado no Capão (em Palmeiras) será o resultado final da Oficina Curto Ficção, e contará com a ajuda de dois renomados cineastas baianos: Orlando Senna e Edgard Navarro.

Senna, que é nascido na Chapada Diamantina, comandará a Oficina de Roteiro no auditório da Pousada Mucugê, uma imersão de 7 dias de intenso trabalho com os alunos para desenvolver seus roteiros. Autor de dezenas de livros, peças de teatro e roteiro para cinema e televisão, o cineasta ministra, desde 2000 em Lençóis, a Oficina Orlando Senna de Dramaturgia Audiovisual, que resultou na realização 15 de obras audiovisuais, entre filmes, animação e produtos para TV.

Orlando Senna | Foto: Jorge Alfredo

Orlando Senna | Foto: Jorge Alfredo

Na semana seguinte, Edgard Navarro, com o auxílio dos profissionais Paulo Hermida (diretor de fotografia) e Marcello Benedictis (técnico de som), regerá a Oficina de Direção. Coletivamente, os alunos da oficina gravarão um curta no Capão, de uma estória selecionada na Oficina de Roteiro. A finalização será realizada com a produtora Santo Guerreiro, em Salvador. Navarro começou a sua carreira filmando em super 8 e participou do Lumbra. Premiado por diversas obras, com destaque para “Porta de Fogo”, “Superoutro” e “Eu me lembro”, o diretor gravou “O Homem que não dormia” na em Igatu (em Andaraí) e escreveu o roteiro de seu último filme “Abaixo à Gravidade” no Capão (em Palmeiras).

Edgard Navarro | Foto: Zé Maria

Edgard Navarro | Foto: Zé Maria

 

CINE DIAMANTINA

O Cine Diamantina é realizado pela Épuras Laboratório Audiovisual e conta o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura e do Governo do Estado da Bahia. O evento conta, ainda, com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), da parceria do cineclube Caeté-Açu e da produtora Santo Guerreiro, além dos apoios locais de: em Andaraí, Prefeitura Municipal de Andaraí, Pousada Ecológica e Ibsol Telecom; em Mucugê, Prefeitura Municipal de Mucugê, Pousada Mucugê e SIM – Sistema de Internet e Multimídia; no Capão, da Prefeitura Municipal de Palmeiras, Pousada do Capão e VallandNET.

A programação completa do Cine Diamantina pode ser conferida no site

www.cinediamantina.com e na fanpage www.fb.com/cinediamantina

 


 

CINE DIAMANTINA – Programação Geral por Local

 

Andaraí

15/05 a 19/05 – Sessão Curta a Infância!, das 8h30 às 10h, no Centro Cultural Ariadna Fernandes, e Oficina Brincança, das 14h às 16h30, na Escola de Tempo Integral Stefano Talenti.

15/05 a 21/05- Oficina de Grafite, das 15h às 17h30, no Colégio Estadual Edgar Silva.

15/05 – Sessão Especial, às 18h30, na Praça de Ubiraitá (distrito de Andaraí)

16/05 – Sessão Ecocine com bate-papo ecológico, às 18h, no Centro Cultural Ariadna Fernandes.

16/05 a 19/05- Sessão Cine Baiano, às 18h30, e Sessão Cine Nacional, às 20h30, no Centro Cultural Ariadna Fernandes.

20/05 – Sessão Especial Dupla (Baiano e Nacional), às 18h30, na Praça do Jipe (Andaraí).

21/05 – Sessão Especial, às 18h30, na Praça em Igatu (distrito de Andaraí).

 

Mucugê

22/05 a 26/05 – Sessão Curta a Infância!, das 8h às 9h30, no Centro Cultural Mucugê, e Oficina Brincança, das 10h às 12h, na Academia Cazuza do Prado.

22/05 a 28/05 – Oficina Curto Ficção – Roteiro, das 15h às 19h, no auditório da Pousada Mucugê.

23/05 – Sessão Ecocine com bate-papo ecológico, às 18h, no Centro Cultural Mucugê

24/05 a 27/05: Sessão Cine Baiano, às 18h30, e Sessão Cine Nacional, às 20h30, no Centro Cultural Mucugê

 

Vale do Capão (Palmeiras)

29/05 a 02/06 – Sessão Curta a Infância!, das 8h às 9h30 e das 13h30 às 15h, e Oficina Brincança, das 10h às 12h e das 15h30 às 17h, no Coreto

29/05 a 04/06 – Oficina Curto Ficção – Direção, das 14h às 18h, no Salão da Associação de Pais

29/05 – Sessão Cinema, Literatura e Educação com Cecília Amado, às 18h30, no Coreto

30/05 – Sessão Ecocine com bate-papo ecológico, das 18h às 22h, no Coreto

29/05 a 04/06 – Sessão Cine Baiano, às 18h30, e Sessão Cine Nacional, no Coreto

04/06 – Homenagem ao Grupo Lumbra, às 19h, no Coreto


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo