Notícias

quinta-feira, 3 agosto, 2017 às 18:07 | Atualizado em: 7 agosto, 2017 às 18:26

Ibicoara inova no turismo da Chapada Diamantina

Veja como funciona o novo sistema de voucher eletrônico


Por Redação Flora


Cercada por serras e cachoeiras, Ibicoara está localizada ao sul do Parque Nacional Chapada Diamantina e a 1.100 metros de altitude. O município vem ganhando espaço no turismo regional, com destaque para o Parque Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação a 30 km da sua sede, que abriga a majestosa Cachoeira do Buracão.

Pensando no crescimento do turismo local, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município implantou, no dia 18 de julho, um sistema de voucher eletrônico que deve ser adquirido no Espaço Cultural – hoje, CAT (Centro de Atendimento ao Turista), localizado na Praça Tancredo Neves – Centro da cidade, para ter acesso à Cachoeira do Buracão.

“Dessa forma o turista poderá visitar nossa sede, e não apenas ir direto para a Cachoeira do Buracão,  principal atrativo natural de Ibicoara, mas que fica a 30km da cidade e não é o único. No CAT, teremos pessoas qualificadas para apresentar outros atrativos naturais, além de apresentar a estrutura do município e nosso produtos.” Informa a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

O que é um voucher e por que é importante?

O voucher é um documento, um recibo, um comprovante com o nome do cliente e o serviço que ele tem direito. Com este documento, o turista passa a ter uma segurança maior na visitação do ponto turístico. Assim como a Secretaria de Turismo também terá acesso a informações como o número de turistas que frequentam o local.

Ao ter acesso a estas informações, o município pode minimizar danos à natureza causados pelo excesso de pessoas num determinado espaço de tempo. Uma vez que a relação entre turismo e território converge no processo de transformação do ambiente.

Cachoeira do Buracão, em Ibicoara. | Foto: Tom Alves

Cachoeira do Buracão, em Ibicoara. | Foto: Tom Alves

Além disso, ao ter que adquirir o voucher eletrônico para a visitação a Cachoeira do Buracão (um dos locais mais visitados da Chapada Diamantina), o turista poderá conhecer melhor a cidade, seus atrativos, sua estrutura com restaurantes, hospedagens e seus produtos como cachaça, café, artesanato; uma vez que terá que ir à sede do município.Tudo foi pensado para melhorar o turismo de Ibicoara, valorizando os guias locais, gerando mais emprego e renda para a comunidade.

A presença do condutor/guia local na trilha continua sendo necessária e imprescindível para dar acesso ao Parque do Espalhado e fazer de sua estadia uma aventura a parte, mais emocionante e segura.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Ibicoara/BA.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Ibicoara/BA.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Ibicoara/BA.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Ibicoara/BA.

No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), foi criada uma Loja em prol da Estruturação da Brigada Voluntária do município, a fim de divulgar e arrecadar fundos para a instituição que é de fundamental importância para a natureza na época das queimadas. Lá, você poderá encontrar os produtos confeccionados no município, bem como saber a identidade de seus produtores.

“Pedimos a colaboração na divulgação da loja beneficente que visa promover, revelar e expor os produtos locais.” Letícia Nunes, sub-secretária de Turismo e Meio-ambiente.

 

Guia-Chapada-Diamantina-Atrativos-Ibicoara


Onde Ficar     Onde Comer     Agências de Turismo     Compras e Serviços


Guia-Chapada-Diamantina-Saiba-Mais-Ibicoara

 

Foto de Destaque: Karsten Rau


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo