Notícias

domingo, 26 agosto, 2018 às 14:39 | Atualizado em: 27 agosto, 2018 às 10:11

Filme “Chica” já tem data de exibição em Lençóis

O filme, inspirado nas mulheres garimpeiras que habitavam a região


Redação Flora


“Chica Garimpeira”, curta metragem gravado em Lençóis em dezembro de 2017, já tem data de exibição na cidade. Dia 02 de setembro, toda a comunidade poderá assistir, gratuitamente, à história inspirada nas mulheres garimpeiras que habitavam a região. A ficção de Andréa Guanais, educadora e historiadora de Lençóis, foi produzida após ser selecionada pelo VI edital Revelando os Brasis, projeto da fundação Marlin Azul, patrocinado pela Petrobras e apoiado pelo Futura. Para o desenvolvimento do roteiro, Andréa contou com a colaboração do cineasta Orlando Senna.

Andrea Guanais, autora do filme. Foto: Revelando os Brasis

Vivida pela atriz lençoense Rose Lane, “Chica é uma mulher alegre e divertida, mas que nos mostra a sua força e coragem de viver só, garimpando, pelas serras da Chapada Diamantina”, conta Andréa. Um dia, ela encontra a grande gema e, enfim, atinge o bambúrrio – termo que expressa a grande sorte de achar uma pedra preciosa.  O fato precede um suspense, momento no qual são apresentados seres encantados da região.

Atriz Rose Lane interpreta Chica. Foto: Joana Horta

A autora bebe nos modos de vida do garimpo para criar a sua lenda rural, como classifica a própria obra, e utiliza o cenário vivo da cidade de Lençóis para materializa-la. “Não vamos criar nada, toda cenografia já existe e faz parte do nosso cotidiano”. Uma das justificativas, inclusive, para a obra ser atemporal. “Ela pode se passar em qualquer período histórico, até mesmo hoje”, completa.

O filme possui um papel de retroalimentar a memória cultural criada a partir da civilização do diamante. E, como não poderia ser diferente, toda equipe é composta por moradores de Lençóis. “Aqui temos profissionais maravilhosos”, exclama Andréa. Com o diferencial, ainda, de o elenco ser formado majoritariamente por atores negros. “É uma forma de valorizar a negritude que existe na cidade, sobretudo a sua beleza estética”.

Os cenários do filme são as belezas da cidade. Foto: Joana Horta

Revelando Brasis
A caravana de cinema do Revelando os Brasis está pronta para pegar a estrada! Entre 22 de agosto e 11 de outubro, espectadores de municípios com até 20 mil habitantes de 12 estados assistirão a sessões abertas e gratuitas em ruas e praças. Os filmes de curta-metragem foram produzidos pelo projeto a partir de histórias reais ou inventadas contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades.
Adaptado para se transformar em cabine de projeção, o caminhão-cinema é equipado com uma tela de seis metros de altura, projetores, sistema de sonorização e cadeiras para acomodar os espectadores. O Circuito Revelando os Brasis percorrerá cerca de 14 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre.


Oito documentários, seis ficções e um filme que mistura os dois gêneros compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Além da obra produzida na cidade, cada sessão inclui a exibição de uma seleção de filmes feitos em outros municípios, totalizando uma programação de uma hora e meia de duração. Com roteiro, produção e direção dos moradores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre memórias, lendas, personagens populares e tradições das pequenas cidades, destacando temas que registram a diversidade cultural brasileira e valorizam novas expressões e novos olhares sobre o Brasil.

SERVIÇO
Evento: Exibição do filme Chica
Data: 02 de setembro de 2018
Local: Praça das Nagô, centro histórico de Lençóis
Horário: 19h00

Mais informações
Assessoria de Comunicação Chica Garimpeira
(75) 99874-9349 – Crédito das Imagens: Divulgação
Assessoria de Comunicação Instituto Marlin Azul – IMA
(27) 3327-6999 / (27) 3327-5009 // imprensa@imazul.org / www.revelandoosbrasis.com.br

 



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo