Exposição Navio Negreiro | Guia Chapada Diamantina - O maior portal de informações e notícias turísticas da Chapada Diamantina.

Sem categoria

Exposição Navio Negreiro

 

A Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, inaugura nesta segunda-feira, 28 de maio, a “Exposição Navio Negreiro: Castro Alves e Hansen Bahia”, a partir das 19h00 e é aberta ao público. Durante o evento, será discutida a escravidão e a situação das comunidades negras no período pós-abolição da Chapada Diamantina.

A Exposição é composta pelas obras do pintor alemão Hansen Bahia, com 20 xilogravuras inspiradas pelo poema do baiano Castro Alves “Os Escravos” e retrata a situação de desumanidade sofrida pelos africanos, retirados de suas terras e trazidos pelos navios negreiros no tráfico transatlântico de escravos. “A mostra tem o objetivo de levar a população a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, destaca Rafael Fontes, diretor do CMB.

Imortal baiano, Castro Alves foi um poeta lírico e social. Entre os seus principais versos, em abril de 1868 ele escreveu os que formaram o poema abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra africanos que foram obrigados a virem para uma nova terra, a bordos dos navios negreiros, onde a única lembrança que tinham de suas origens eram as suas memórias.

Quase um século depois, em 1959, o artista alemão Hansen Bahia, inspirado pelo poema de Castro Alves, ilustrou toda a obra do poeta baiano, “ninguém nunca ilustrou um poema inteiro. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo”, destaca Ayrson Heráclico curador da exposição.

A exposição estará aberta ao público até o dia 02 de julho. Confira!

SERVIÇO
Evento: Exposição Navio Negreiro: Castro Alves e Hansen Bahia
Local:  Casa de Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis
Endereço: Praça do Rosário – Centro Histórico
Entrada: Gratuita
Mais informações:  (75) 3334-1728



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo