Notícias

Cultura na Chapada Diamantina: conheça o restaurador José Sampaio

Em cada recanto da nossa magnífica Chapada Diamantina, a cultura se revela em meio as montanhas e aos vales, transbordando, peculiar, como cada filete de água límpida, que formam os riachos e rios que banham essa exuberante cordilheira cultural.

No sopé da Serra do Orobó, na cidade de Ruy Barbosa, um nativo da Vila do Orobó, desenvolve um trabalho de restauração e preservação do patrimônio histórico e artístico dessa bela cidade da Chapada. Zé Sampaio, como é conhecido, é mais um dos responsáveis pela manutenção do arcabouço cultural da Chapada, zelando da história e da memória do seu povo. Esse honrado cidadão começou o seu trabalho restaurando imagens sacras, objetos de decoração e seu gosto e zelo pelas antiguidades, aliado a seu meticuloso e hermético trabalho artesanal, tornou-se uma referência, fazendo com que Zé Sampaio seja, atualmente, reconhecimento para além das fronteiras baianas, como restaurador.

Restaurador José Sampaio. Foto: Ruan Sampaio

Sua paixão pelos relógios e rádios antigos o fez reunir em seu acervo, exemplares belíssimos, verdadeiras testemunhas da história. Hoje, além de se dedicar ao trabalho de restauração e resgate do patrimônio cultural da Vila do Orobó (Ruy Barbosa), José percorre, em seu veículo fusca ano 1977, as estradas empoeiradas da zona rural do Município visitando as sedes das antigas fazendas com o objetivo de mapear e preservar a história dos tropeiros que pelas serras do Orobó passavam rumo às lavras diamantinas.

Restauração de rádio antigo. Foto: Ruan Sampaio

Restauração de baú antigo. Foto: Ruan Sampaio

Colecionando e restaurando obras de arte, mobiliários, objetos de decoração, instrumentos de labor Zé Sampaio com sua inspiração transcendente e sua abdicação material dedica a sua vida à cultura da Cidade de Ruy Barbosa e de toda a Chapada Diamantina. O mesmo é o responsável por restaurar e, conjuntamente com o seu amigo Leonardo Santos, proprietário do museu do Recanto da Chapada, organizar o acervo cultural do belíssimo refúgio da vida silvestre e da cultura de Ruy Barbosa: O Recanto da Chapada.

Restauração de caixa registradora antiga. Foto: Ruan Sampaio

Restauração de lampião antigo. Foto: Ruan Sampaio

Visite Ruy Barbosa, conheça suas belas trilhas e sua rica cultura centenária!

Interessados em conhecer o trabalho e a história desse nativo da Chapada Diamantina poderão entrar em contato através do telefone (75) 9 9992-9576 (whatsup e telegram).

Este conteúdo foi escrito por Leonardo Santos, escritor, ambientalista, poeta e mantenedor do Recanto da Chapada, em Ruy Barbosa.

Publicidade
Publicidade