Os jesuítas chegaram à Chapada Velha e logo avistaram um monte com forma de chapéu. Assim surgiu o nome desta cidade de gente hospitaleira e clima agradável, que beira o frio europeu. Reduto de espécies endêmicas, como o colibri-dourado, além de diversas flores, com destaque para as orquídeas, Morro do Chapéu tem um rico acervo natural, com cachoeiras, sítios arqueológicos e cavernas, a exemplo da Gruta dos Brejões, considerada a 4ª maior do estado e a 6ª do Brasil.

Os rios que nascem e cortam o município fazem parte das bacias do Paraguaçu e São Francisco, sendo o Jacuípe o mais importante. Em conjunto com tantos outros, promove um verdadeiro festival das águas. A Cachoeira do Ferro Doido é um monumento natural de 98m de altura, quatro quedas e um imenso cânion. Já a do Agreste tem poços profundos, onde foram explorados diamantes.

Com artesanato diversificado e a típica culinária regional, Morro do Chapéu também é palco para esportes de aventura, como rapel, mountain bike e trekking. Dentre os atrativos do perímetro urbano, são referências a arquitetura secular da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, a capela da Soledade, a sede da prefeitura e a casa do padre Magalhães.

Nos arredores da cidade, está a Vila do Ventura, o maior centro de diamantes da região no início do século XX. Dois casarios e uma capela foi o que restou dessa época. Por uma trilha de 6km, chega-se à Cachoeira do Ventura. Nas proximidades, o sítio arqueológico Cidades das Pedras é uma área de grande afloramento de arenitos, com curiosas formas e um belo conjunto de pinturas rupestres.

As festas de Reis, do Divino Espírito Santo, de São Benedito e de Nossa Senhora da Graça, padroeira do município, são os principais eventos religiosos e populares do lugar. Morro do Chapéu ainda é um centro para pesquisas ufológicas, com estudos reconhecidos internacionalmente.

Outras opções de passeio são a Gruta da Boa Esperança, do Cristal e da Igrejinha; a Cachoeira Domingos Lopes; a Fonte Termal do Tareco, um oásis em plena caatinga, com propriedades medicinais, e o Buraco do Possidônio. Pela distância dos atrativos, é recomendável contratar serviço de transporte e guia.

  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo