Notícias

sexta-feira, 26 outubro, 2018 às 15:23 | Atualizado em: 5 novembro, 2018 às 16:19

Agência da Chapada Diamantina garante certificação internacional de segurança

Empresa de Lençóis mantém Certificação ISO pelo 7º ano consecutivo


Thais de Albuquerque


O ecoturismo e o turismo de aventura são os grandes responsáveis por atrair milhares de visitantes ao Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno. Para levar os turistas para explorar morros, serras, cachoeiras, cânions, rios e poços deste paraíso ao ar livre, as agências locais oferecem diversas opções de atividades como caminhada, trekking, escalada, rapel, tirolesa, flutuaçãomountain bike, arvorismo, canoagemstand up.

Rapel na Gruta do Lapão (Lençóis)

 

Rapel na Gruta do Lapão (Lençóis)

Mas praticar estas atividades requer uma atenção especial em relação à segurança. Por isso, em 2006 foi criado o Programa Aventura Segura (PAS), uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae Nacional e a ABETA. Este programa auxiliou diversas empresas no Brasil a se adequarem aos requisitos das Normas Técnicas Oficiais, criando padrões de qualidade e segurança, com o objetivo de evitar incidentes.
Isso significa que essas empresas precisam ter um sistema de gestão da segurança implementado e plano de emergência para cada atividade vendida em sua agência, contemplando as atitudes a serem tomadas em caso de incidentes, além de oferecer treinamento aos guias e condutores, fazendo a manutenção e a reciclagem deste plano anualmente.
A norma brasileira – ABNT NBR 15.331 – ficou tão boa e completa que se tornou uma referência para a norma internacional, a chamada ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistemas de Gestão da Segurança.

Ator Bruno Gissoni escalando no Parque da Muritiba (Lençóis) com agência Nas Alturas

De 2006 até hoje, muitas empresas aderiram ao sistema, porém, infelizmente, poucas mantiveram-se dentro das normas. Atualmente, treze empresas oferecem atividades certificadas no país. Na Chapada Diamantina, tem somente uma: a agência Nas Alturas Turismo de Aventura.
Situada em Lençóis, ela possui três atividades certificadas: Trekking no Vale do Pati, Escalada no Parque da Muritiba e Rapel na Gruta do Lapão (as duas últimas atividades, em Lençóis).“Estamos há 13 anos no mercado e te garanto que gerir uma empresa certificada no interior da Bahia é um desafio e tanto (risos). É fruto de muita dedicação, investimento e, principalmente, comprometimento com a segurança dos nossos clientes.” Comenta Vanessa Almeida, sócia da Nas Alturas.

Vanessa Almeida recebendo a homenagem do Ministro do Turismo por ser uma das primeiras empresas do Brasil com Sistema de Gestão de Segurança Certificado. Atualmente é a unica empresa da Chapada Diamantina que mantém a certificação.

Quando uma zona turística tem empresas que trabalham dentro de um sistema padronizado de segurança, a cadeia produtiva se beneficia: operadoras, associações de guias de turismo, gestores de atrativos naturais e fornecedores de equipamentos. Além disso, o destino como um todo ganha credibilidade nacional e internacionalmente, ampliando muito a possibilidade de gerar negócios e aumentar a visitação.
É preciso ter comprometimento e visão empreendedora para valorizar atributos como estes numa empresa. Não é à toa que Vanessa Almeida foi convidada para dar uma palestra a respeito de gestão de segurança na Adventure Next, um evento internacional que vai acontecer pela primeira vez no Brasil. “É uma honra representar o Brasil, a Bahia e a Chapada Diamantina num evento deste porte. Será uma excelente oportunidade para evidenciar o destino perante as operadoras e a imprensa estrangeira” comemora Vanessa.

Embaixadora da ONG Férias Vivas na Bahia
Vanessa comemora também sua recente indicação a embaixadora Férias Vivas da Bahia. Esse título é conferido a profissionais que defendem a bandeira da segurança no turismo todos os dias.

A ONG Férias Vivas existe desde 2002 para orientar o viajante e incentivar empresas a aderirem à prática segura de atividades no turismo nacional, a fim de promover o desenvolvimento turístico do Brasil através da segurança. Para isso, a ONG oferece soluções em diversas frentes:
– Qualificação de profissionais;
– Disseminação de uma cultura de segurança por meio desde orientação gratuita no site, palestras, eventos e materiais didáticos;
– Contribuição para a integração de todos os setores do poder (Federal, Estadual e Municipal) por meio da participação em grupos de trabalho e projetos;
– Contribuição para a evolução da normatização no âmbito da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;
– Participação na legislação adequada com vistas à melhoria das condições do turismo através de análise e influência na Lei Geral do Turismo.

Valorize sempre o trabalho de quem atua com segurança!



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo